Imposto de Renda 2021 não exige instalação do Java para rodar no PC

IRPF 2021 traz Java embutido no download para Windows, macOS e Linux; Receita Federal permite declarar via app no iOS e Android

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
IRPF (Imagem: Divulgação / Receita Federal)

IRPF (Imagem: Divulgação / Receita Federal)

Uma das partes mais pentelhas de declarar o imposto de renda – fora o processo em si – é ter que instalar o Java para que o programa da Receita Federal funcione no PC. Não mais: o IRPF 2021, liberado nesta quinta-feira (25), já traz esse software embutido nas versões para Windows, macOS e distribuições Linux.

Como baixar IRPF 21 no computador e celular

Não se engane: o programa da Receita Federal ainda é baseado em Java, mas deixa de exigir uma instalação à parte. Basta baixar o arquivo neste link, instalar e usar. Também é possível preparar a declaração através do celular ou tablet, fazendo o download do app para iPhone, iPad e Android; ou através do navegador acessando o portal e-CAC.

Você precisa declarar o IR se recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 ao longo de 2020; se teve rendimentos isentos acima de R$ 40 mil; ou se realizou qualquer operação em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e semelhantes.

Há outras novidades este ano: como comentamos por aqui, agora há códigos específicos para declarar bitcoin, outras moedas digitais (como ether e XRP) e tokens.

A Receita poderá usar seu e-mail ou número de telefone para enviar alertas sobre a existência de mensagens na caixa postal. Para visualizá-las, é necessário acessar o Portal e-CAC. No entanto, o órgão avisa em comunicado que “não realiza comunicação com o contribuinte por e-mail ou mensagens telefônicas solicitando dados, informações bancárias ou informando trâmites dos contribuintes”.

Além disso, mais pessoas poderão ter acesso à declaração pré-preenchida, usando dados já prestados à Receita por outras fontes: será necessário apenas corrigir eventuais erros e dar informações complementares. O contribuinte precisa estar cadastrado no portal Gov.br com autenticação de dois fatores. Isso deve ser liberado em 25 de março de 2021.

IRPF 2021 vem com Java

Java vem embutido no IRPF 2021 (Imagem: Reprodução)

Java vem embutido no IRPF 2021 (Imagem: Reprodução)

O JRE (Java Runtime Environment) agora acompanha o programa do Imposto de Renda: ele vem em uma pasta própria, chamada “java-runtime”, e funciona sem exigir uma instalação à parte.

A Oracle, dona da implementação oficial da plataforma Java SE, lista diversas vantagens de se fazer isso: por exemplo, o instalador fica mais intuitivo para o usuário (por não requer um passo adicional) e já vem com a versão correta do JRE.

Como desvantagens, a Oracle menciona que o tamanho do arquivo para download acaba aumentando, o que é difícil de evitar; e a atualização do Java fica dependente de quem distribui o programa, porque essa modalidade não possui suporte a autoupdate.

A novidade adotada pela Receita Federal se chama empacotamento autossuficiente de aplicativo (Self-Contained Application Packaging). Isso vem sendo desenvolvido pela comunidade OpenJDK e pela Oracle ao longo dos últimos anos, culminando na ferramenta jpackage que foi lançada em 2020.

“Isso permite que os aplicativos Java sejam distribuídos, instalados e desinstalados de uma maneira familiar aos usuários”, explica o site do OpenJDK, implementação de código aberto do Java. “Por exemplo, no Windows, os usuários esperam poder clicar duas vezes em um pacote para instalar o software e, em seguida, usar o painel de controle para remover o software.”

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados