TIM irá desligar algumas antenas após compra da Oi

Operadora deve desativar antenas que estão nos mesmos locais; TIM descarta frequência de 2,3 GHz do leilão da Anatel

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
TIM deverá alcançar nota 8 em índice de qualidade percebida
TIM deverá desativar algumas antenas da Oi Móvel (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

A TIM divulgou o plano estratégico para o triênio 2021-2023, e a operadora afirmou que pretende desligar algumas das antenas de celular que serão incorporadas após a aquisição da Oi Móvel. A companhia também descartou a possibilidade de compra da frequência de 2,3 GHz que será licitada pela Anatel no leilão do 5G.

A informação foi revelada por Leonardo Capdeville, diretor de tecnologia da TIM. Ele afirmou que as infraestruturas herdadas da Oi que estiverem muito próximas das antenas existentes da TIM serão desligadas, de forma a reduzir os custos.

Se a compra da Oi Móvel for aprovada pela Anatel e Cade, a TIM irá receber 7,2 mil sites com antenas de celular da Oi Móvel. A companhia estima que cerca de 60% dessa infraestrutura se encontra na mesma torre ou em localização muito próxima. As antenas da Oi serão preservadas nos locais onde não há convergência, o que deve ampliar a cobertura em algumas regiões.

Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil (foto por Ismar Ingber)

Leonardo Capdeville, diretor de tecnologia da TIM (Imagem: Ismar Ingber/Divulgação)

TIM se diz pronta para receber clientes da Oi

Com a compra da Oi Móvel, a TIM irá receber cerca de 14,5 milhões de novos clientes na sua rede. 40% desses chips se encontram na categoria de planos pós-pagos, que gastam mais com planos de celular e geram mais receita para a operadora.

Com o posicionamento de que está pronta para receber os novos clientes, a TIM estima que o processo de transição dure em torno de 12 meses após a liberação do negócio pelos órgãos responsáveis.

TIM detalha ativos que receberá da Oi Móvel (Imagem: Reprodução)

Para a transição, a TIM afirma que as bandas de espectro adquiridas serão um dos primeiros ativos a serem incorporados, e os clientes da Oi poderão fazer roaming na operadora italiana antes da incorporação completa.

TIM não quer frequência de 2,3 GHz do leilão do 5G

Outro detalhe relevante informado durante a divulgação do plano estratégico é que a TIM não pretende arrematar a faixa de 2,3 GHz no leilão da Anatel. A operadora deve focar nas frequências de 3,5 GHz e 26 GHz.

A Anatel irá licitar apenas dois blocos na frequência de 2,3 GHz: um nacional, com 50 MHz de capacidade, e outro de 40 MHz, regionalizado. A ausência da TIM deixa a disputa por esse espectro mais confortável para as outras operadoras.

Aqui vale lembrar que a compra da faixa de 2,3 GHz é incerta para as grandes teles, já que a Anatel estabelece que uma operadora tenha no máximo 172,5 MHz de capacidade entre as faixas de 1 GHz a 3 GHz:

  • a Claro já possui 150 MHz de espectro em algumas regiões e fica impedida de dar o lance;
  • a Vivo também irá absorver espectro da Oi Móvel e pode ultrapassar o limite em algumas localidades.

Além das faixas de 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, a Anatel também irá leiloar as sobras da frequência de 700 MHz. No entanto, o edital também impede que Claro, TIM e Vivo adquiram essa capacidade. Sendo assim, apenas uma nova operadora poderia arrematar essa licença.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados