Início / Notícias / Negócios /

Apple estaria evitando iPhones com USB-C para não afetar venda de acessórios

Para analista, USB-C pode afetar o programa de acessórios Made for iPhone (MFi) que é lucrativo para a Apple

Darlan Helder

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Ao que tudo indica, a Apple não deve aposentar a conexão Lightning tão cedo. Esperávamos que a empresa fosse adotar de vez o USB tipo C com a linha iPhone 12, mas isso também não aconteceu. A Apple deve se manter nessa linha por uma questão estratégica, para não afetar a venda de acessórios licenciados, e pode, nos próximos anos, estimular ainda mais o uso do MagSafe.

iPhone 12 Pro e carregador homologado pela Anatel (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

iPhone 12 Pro e carregador homologado pela Anatel (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Apple não deve adotar USB-C nem botão com Touch ID

Para o analista Ming-Chi Kuo, do site AppleInsider, apesar da pressão para que ofereça a conexão USB-C e botão liga/desliga com sensor Touch ID, a Apple não deve acolher esses pedidos para não afetar o negócio de acessórios. Aqui, ele cita especificamente o programa Made for iPhone MFi (“Feito para iPhone”, em tradução livre).

O selo MFi garante para o consumidor que o produto (para iPhone, iPad e iPod) é licenciado. A Apple define quais marcas podem comercializar acessórios para esses dispositivos e essas empresas precisam cumprir uma série de regras.

Carteira MagSafe para iPhone 12 (Imagem: Divulgação/Apple)

Carteira MagSafe para iPhone 12 (Imagem: Divulgação/Apple)

Ao trabalhar com o USB-C, a Apple acaba afetando um setor que é lucrativo para ela. “Acreditamos que o USB-C é prejudicial para a lucratividade do negócio de MFi e sua especificação à prova d’água é inferior à Lightning e MagSafe”, afirma Kuo que menciona, ainda, essa dificuldade de impermeabilização.

E continua: “se o iPhone abandonar o Lightning no futuro, ele pode adotar diretamente o design sem porta para alimentação e ficar apenas com suporte MagSafe em vez de usar uma porta USB-C”.

Apesar da resistência para a linha iPhone, a Apple tem produtos com USB-C. O iPad Pro é um exemplo e a empresa ainda manteve a conexão no iPad Air (2020).