Notícias Aplicativos e Software

99 lança 99Mulher para motoristas mulheres atenderem só passageiras

99Mulher já estava funcionando em algumas cidades como beta e passa a operar em todo o Brasil a partir de 8 de março

Darlan Helder
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A 99 anunciou nesta quarta-feira (3) o lançamento do 99Mulher para motoristas mulheres que preferem transportar apenas passageiras. O recurso estava em teste desde 2019 em algumas cidades e passa a operar oficialmente em todo o Brasil a partir do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

99 lança 99Mulher para motoristas mulheres atenderem só passageiras (Imagem: Jan Baborák/Unsplash)

99 lança 99Mulher para motoristas mulheres atenderem só passageiras (Imagem: Jan Baborák/Unsplash)

A partir da próxima segunda-feira, as motoristas parceiras poderão ativar ou desativar o 99Mulher no aplicativo. A empresa informa que o app faz a verificação facial e analisa documentos cadastrados na plataforma, para garantir que outra pessoa não está se passando pela condutora. Do outro lado, a passageira recebe um aviso e fica ciente que uma motorista está a caminho.

99Mulher já estava funcionando em algumas cidades

O recurso já estava em funcionamento (beta) nestas cidades: Santos, Campinas, Jundiaí, São José dos Campos, Manaus, Goiânia, Teresina, Belém, Recife, Fortaleza, Macapá, Cuiabá, Juiz de Fora, Maceió e Cascavel.

99 app tecnoblog whatsapp

App da 99 (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Vale lembrar que a Uber também permite que motoristas mulheres façam corridas com passageiras. Batizado de U-Elas, a categoria começou a ser testada em algumas cidades em 2019 e agora já está liberada em todo o Brasil desde 8 de dezembro de 2020.

Nos últimos seis meses, a 99 diz em comunicado que mais de 78 mil corridas nessa categoria já foram feitas. “A iniciativa ajudou ainda a reduzir em 5% das ocorrências de assédio, por milhão de corridas, entre julho e dezembro de 2020”, informa. Para Pâmela Vaiano, diretora de comunicação da 99, a expectativa agora é que, com a disponibilidade e expansão em todo o país, os casos contra as mulheres possam diminuir.

Darlan Helder

Jornalista

Darlan Helder é jornalista e escreve sobre tecnologia desde 2019. Já analisou mais de 200 produtos, de smartphones e TVs a fones de ouvido e lâmpadas inteligentes. Também cobriu eventos de gigantes do setor, como Apple, Samsung, Motorola, LG, Xiaomi, Google, MediaTek, dentre outras. Ganhou menção honrosa no 15º Prêmio SAE de Jornalismo 2021 com a reportagem "Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?", publicada no Tecnoblog. 

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque