Instagram prepara clone do Clubhouse e criptografia de ponta a ponta

Com sucesso do Clubhouse, Instagram trabalha em recurso que permite criar salas de bate-papo em áudio

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 6 meses
Instagram (Imagem: Pixabay / Pexels)
Instagram (Imagem: Pixabay / Pexels)

Depois do Twitter iniciar os testes do Spaces, outra rede social trabalha em sua versão do Clubhouse. O Instagram planeja oferecer salas de bate-papo de áudio, em que anfitriões das conversas podem gerenciar o momento de cada participante falar. A plataforma trabalha ainda para liberar conversas com criptografia de ponta a ponta.

Instagram testa clone do Clubhouse

Os rumores sobre a cópia do Instagram para o Clubhouse apareceram novamente após o desenvolvedor Alessandro Paluzzi compartilhar imagens do novo recurso. Segundo ele, as salas de bate-papo em voz da rede social serão criadas por meio da página do Direct.

O Instagram deve liberar um botão de microfone ao lado do botão de câmera, usado para criar salas de bate-papo em vídeo. As imagens não mostram o recurso em funcionamento, mas, aparentemente, ele ainda mostrará uma tela para usuários escolherem os demais participantes e, então, iniciar a conversa.

Clone do Instagram para o Clubhouse deve aparecer no Direct (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi)
Clone do Instagram para o Clubhouse deve aparecer no Direct (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi)
Instagram deve criar recurso parecido com o Clubhouse (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi)
Instagram deve criar recurso parecido com o Clubhouse (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi)

A rede social sinalizou há alguns dias que planeja permitir conversas somente em áudio. Ao anunciar as lives com até quatro participantes, a plataforma indicou que estava “explorando ferramentas mais interativas, como a oferta de controles de moderador e recursos de áudio, que estarão disponíveis nas próximas semanas”.

Com as salas de bate-papo em áudio, o Instagram pode se tornar o principal beneficiado da tendência observada nos últimos meses. Isso porque o Clubhouse ainda é bastante restrito: está disponível apenas no iOS e para usuários que receberem convite.

Instagram prepara criptografia de ponta a ponta

Ainda de acordo com Paluzzi, a rede social trabalha para liberar conversas com criptografia de ponta a ponta. A plataforma deverá informar sobre a nova camada de segurança ao abrir uma nova conversa no Direct. A tela usada para escolher os contatos mostrará o ícone de um cadeado, para indicar que as mensagens estarão mais seguras.

A camada de segurança fará o Instagram adotar o padrão do WhatsApp e deve permitir que os serviços avancem no plano de integrar as mensagens. Como anunciado em 2019 por Mark Zuckerberg, o Facebook vai permitir que usuários conversem mesmo com usuários que estão em outro serviço. A integração começou em setembro entre Instagram e Messenger, e, agora, deve ganhar uma nova etapa.

Instagram trabalha em criptografia de ponta a ponta (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi)
Instagram trabalha em criptografia de ponta a ponta (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi)

Com informações: XDA Developers.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados