YouTube no Chromecast está virando “app” semelhante ao de smart TVs

Google parece estar testando um app de YouTube mais completo para Chromecast (terceira geração) e Chromecast Ultra

Darlan Helder
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Chromecast (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Chromecast (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Donos de Chromecast (terceira geração) sabem que o popular dongle do Google serve apenas para transmitir (ou espelhar) conteúdos na TV, isso porque não há uma interface ali presente. Mas parece que o Google está mudando isso e deve entregar uma experiência mais completa em breve: o YouTube no Chromecast está, enfim, “virando” um app, como o de smart TVs com Android TV.

De acordo com o 9to5google, dois usuários tiveram acesso à plataforma mais completa no Chromecast Ultra e no Chromecast de terceira geração. As configurações revelam que o aplicativo entrega a experiência web do YouTube e é baseado em HTML5. Após compartilharem no Reddit, o Google removeu o “app” dos dispositivos. No entanto, tudo leva a crer que a empresa está testando o formato e que pode liberar a versão final para donos de Chromecast, o que é ótimo.

Chromecast deve ganhar app do YouTube igual ao de Android TV

Mesmo o Google removendo depois, os usuários conseguiram mexer na interface do YouTube para o Chromecast. Com o dongle instalado na TV, foi possível alterar a resolução do vídeo, adicionar novos conteúdos à lista de reprodução e configurar legendas. Quando um vídeo termina, o app passa a oferecer sugestões do que assistir, assim como o app de Android TV.

Versão do app YouTube no Chromecast Ultra (Imagem: Reprodução/Garethonreddit)

Versão do app YouTube no Chromecast Ultra (Imagem: Reprodução/Garethonreddit)

Eles também notaram que agora surge um controle remoto no aplicativo do YouTube, que permite navegar pela interface mais completa, como citamos anteriormente.

Ainda não sabemos quando o Google vai disponibilizar o app para donos de Chromecast e Chromecast Ultra. Também seria muito interessante ver outros serviços em versão aplicativo para ambos os dispositivos no futuro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Darlan Helder

Darlan Helder

Ex-autor

Darlan Helder é jornalista e escreve sobre tecnologia desde 2019. Já analisou mais de 200 produtos, de smartphones e TVs a fones de ouvido e lâmpadas inteligentes. Também cobriu eventos de gigantes do setor, como Apple, Samsung, Motorola, LG, Xiaomi, Google, MediaTek, dentre outras. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022. Ganhou menção honrosa no 15º Prêmio SAE de Jornalismo 2021 com a reportagem "Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?", publicada no Tecnoblog. 

Relacionados