Vivo enfim libera chip virtual eSIM para pré-pago, controle e Vivo Easy

eSIM era restrito na Vivo para usuários do pós-pago; clientes podem solicitar ativação do chip virtual via WhatsApp

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 7 meses
Ativação do eSIM no iPhone (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
eSIM permite usar duas linhas no iPhone (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Vivo passou a oferecer o eSIM para smartphones em março de 2019, mas com uma grande restrição: quem utilizava o pré-pago, controle ou Vivo Easy não poderia aderir à tecnologia, que era restrita apenas ao pós-pago puro. Isso finalmente mudou, e a operadora agora permite a ativação do chip virtual para qualquer plano de pessoas físicas.

A tecnologia eSIM é interessante por alguns motivos: o fato de ter um chip embutido no smartphone auxilia encontrar o aparelho em caso de perda de roubo, uma vez que a conexão de dados não pode ser interrompida com a remoção do SIM Card físico. Além disso, o eSIM é a única alternativa para ter duas linhas funcionando de forma simultânea no iPhone.

Embora não tenha divulgado a novidade, a informação sobre a disponibilidade para todos os planos já é exibida no site da Vivo. A página esclarece que o Vivo eSIM pode ser utilizado com linhas do pós-pago, controle, pré-pago e Vivo Easy. Há uma ressalva para o Vivo Easy, e é necessário ativá-lo inicialmente em um SIM Card físico para depois migrar para o chip virtual.

Site da Vivo sobre eSIM
Vivo descreve funcionamento do eSIM (Imagem: Reprodução)

O Tecnoblog entrou em contato com a Vivo e foi informado que o suporte ao eSIM foi ampliado para clientes do controle, pré-pago e Vivo Easy em dezembro de 2020. A operadora ainda esclarece que a ativação pode ser feita nas lojas físicas ou pelo atendimento remoto Vivo em Casa, que conecta o usuário a um vendedor via WhatsApp.

Aqui vale lembrar que o Vivo eSIM é destinado para uso com smartphones. O produto para conexão de relógios inteligentes como Apple Watch ou Galaxy Watch é o Vivo Sync, e continua restrito a usuários de plano pós-pago puro (individual ou familiar).

eSIM também é utilizado por Claro, TIM e Intercel

A Vivo não é a única empresa que fornece oferece o chip virtual aos seus clientes:

  • A Claro chama o seu eSIM de Claro e-chip, que está disponível tanto para clientes pessoa física como jurídica. A funcionalidade está disponível para qualquer tipo de plano, seja pré-pago, controle, pós-pago ou Claro Flex, e é necessário se dirigir à loja da operadora para fazer a ativação.
  • A TIM também possui eSIM, que está disponível para clientes de plano pós-pago, controle e pré-pago, incluindo o TIM Beta. Assim como a Claro, é necessário adquirir o QR Code numa loja física da operadora.
  • A Intercel é a operadora móvel virtual do Banco Inter e iniciou suas operações com suporte a eSIM, com envio de QR Code diretamente via e-mail. No entanto, a venda dos planos foi suspensa e a instituição financeira deve retomar as vendas em 2021 utilizando a rede da Vivo.

Receba mais sobre Vivo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados