Google é investigado pelo Cade por exibir trechos de notícias na busca

Após acordos do Google com publishers na Austrália, a ANJ pediu para incluir novas informações em inquérito aberto em 2019

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google (Imagem: Solen Feyissa / Unsplash)
Google (Imagem: Solen Feyissa / Unsplash)

Os acordos entre o Google e empresas jornalísticas no exterior estão reverberando também no Brasil. Após as negociações da gigante da tecnologia com editoras de notícias na Austrália, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) pediu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para incluir mais informações em um processo administrativo aberto contra o Google em 2019.

O inquérito aberto há pouco mais de um ano e meio ainda não virou uma investigação formal. Segundo a ANJ, o Google poderia estar abusando de sua posição de poder ao exibir trechos de notícias nos cards do Google News. A associação acredita que esses snippets acabam desestimulando o clique dos leitores, fazendo com que os usuários permaneçam mais tempo dentro do próprio Google às custas de conteúdo de terceiros. Portanto, segundo a entidade, o Google deveria remunerar os publishers.

Ao Estadão, o presidente da ANJ, Marcelo Rech, afirmou que “a Austrália abriu um novo horizonte no entendimento de que as plataformas digitais geram desinformação, fake news, discurso de ódio e incitação à violência”, ainda segundo Rech, “quem tem a capacidade de fazer a limpeza das plataformas é o jornalismo profissional”.

Google Notícias (Imagem: Reprodução/Google)

Google Notícias (Imagem: Reprodução/Google)

Os avanços para as negociações na Austrália se deram após a aprovação de uma legislação específica que muda a visão sobre o uso de conteúdo noticioso por empresas de tecnologia – além do Google, o Facebook também foi impactado. Inicialmente a empresa de Mark Zuckerberg chegou a bloquear notícias em sua plataforma para não pagar aos publicadores. Entretanto, a rede social voltou atrás após conversas com as autoridades do país.

Legislação semelhante pode surgir no Brasil

Ainda de acordo com a reportagem do Estadão, a ANJ estaria estudando uma legislação semelhante à da Austrália, visando a exigência de remuneração a empresas de notícias e contemplando outras Big Techs, além do Google. Por aqui, este processo deverá passar pelo Congresso.

Movimentação parecida aconteceu na França, onde o Google já fechou acordos com veículos locais para remunerar conteúdo noticioso. Na União Europeia e no Reino Unido, a publicação e o compartilhamento de notícias também podem começar a ter um custo para as gigantes da tecnologia.

Com informações: Estadão

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados