Ubuntu ganhará instalador mais moderno depois de 10 anos sem mudanças

Instalador Ubiquity da distribuição Ubuntu Linux vai ser substituído por versão mais moderna e funcional

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Novo Instalador do Ubuntu (imagem: divulgação/Canonical)
Novo Instalador do Ubuntu (imagem: divulgação/Canonical)

Quem instalou diferentes versões do Ubuntu nos últimos anos pode ter notado que, em todas elas, o processo foi praticamente o mesmo, afinal, há mais de 10 anos que a distribuição usa o instalador Ubiquity. Mas isso vai mudar. A equipe de design da Canonical está trabalhando em um instalador repaginado e mais moderno.

As primeiras imagens do novo instalador foram apresentadas no começo de fevereiro e, nesta semana, a Canonical liberou mais detalhes e capturas de tela. Dá para notar, já na primeira olhada, que o objetivo do projeto é deixar a instalação do Ubuntu mais amigável e funcional.

Não que o Ubiquity tenha usabilidade difícil. Mas, como a equipe de design da Canonical explica, o instalador não incorpora recursos importantes que surgiram com o passar dos anos e, por ser antigo, tem manutenção cada vez mais complexa.

Coincidência ou não, os desenvolvedores da Canonical vinham trabalhando em um novo instalador para o Ubuntu Server: o Subiquity. Eles tiveram então a ideia de consolidar esse projeto tanto nas versões para servidor quanto para desktop.

Capturas de tela recém-liberadas mostram o resultado. Embora alguns ajustes ainda sejam necessários, é perceptível que o novo instalador tem visual mais limpo e moderno. Em parte, isso é possível graças ao uso do Flutter, kit de desenvolvimento de interface mantido pelo Google e de código aberto.

O início do processo de instalação não tem novidades. O usuário se depara com uma página de boas-vindas e seleciona um idioma. Na sequência, o instalador mostra as opções de instalar ou experimentar a distribuição ou, ainda, de reparar uma instalação já existente — eis um dos novos recursos.

Novo instalador do Ubuntu — escolha do idioma (imagem: divulgação/Canonical)

Novo instalador do Ubuntu — escolha do idioma (imagem: divulgação/Canonical)

Novo instalador do Ubuntu — tipo de instalação (imagem: divulgação/Canonical)

Novo instalador do Ubuntu — tipo de instalação (imagem: divulgação/Canonical)

Novo instalador do Ubuntu — desativando Bitlocker (imagem: divulgação/Canonical)

Novo instalador do Ubuntu — desativando BitLocker (imagem: divulgação/Canonical)

Novo instalador do Ubuntu — configuração de disco (imagem: divulgação/Canonical)

Novo instalador do Ubuntu — configuração de disco (imagem: divulgação/Canonical)

Dependendo de como o usuário avançar com o procedimento, o instalador também poderá mostrar uma nova tela para desativar a criptografia BitLocker do Windows (útil se o Ubuntu estiver sendo instalado junto ao sistema operacional da Microsoft) ou uma página para configuração de disco (para alocação de espaço, definição do sistema de arquivos e outros).

Apesar de a próxima versão da distribuição estar chegando — o Ubuntu 21.04 vai ser lançado em abril —, a Canonical pretende liberar o projeto junto com o sistema operacional apenas no Ubuntu 21.10, a ser disponibilizado em outubro.

Ainda assim, a liberação vai ser preliminar. A transição definitiva para o novo instalador só deve acontecer em abril de 2022, junto com o Ubuntu 22.04.

Com informações: OMG! Ubuntu!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados