Nova prévia do Android 12 habilita modo compacto para uso com uma mão

Se aprovado pelo Google, o recurso passará a integrar o sistema de forma nativa, trazendo opções de timer e desligamento automático

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Pixel 4a (imagem: Daniel Romero/Unsplash)
Tela inicial do Google Pixel 4a (Imagem: Daniel Romero/Unsplash)

O Google liberou a segunda prévia do Android 12 para desenvolvedores nesta quarta-feira (17), e um dos novos recursos habilitados é o modo compacto, que facilita o uso de celulares de tela grande com apenas uma mão. A função foi alvo de rumores nos últimos meses, mas nenhuma demonstração havia sido disponibilizada até o momento.

O “modo de uma mão” (“One-handed mode”) pode ser encontrado na seção “Gestos” das Configurações do sistema. Ao ser ativado, o recurso é acionado quando o usuário desliza o dedo para baixo, na parte inferior da tela.

Modo compacto reduz a tela para uso com uma mão

Modo compacto reduz a tela para uso com uma mão (Imagem: Reprodução/9To5Google)

No Android 12 Developer Preview 2, a função tem um menu completo, que inclui a chave de ativação, uma opção que permite desligar o modo de uma mão automaticamente quando há alternância entre aplicativos, e uma última opção de tempo limite, para definir um cronômetro de 4, 8 ou 12 segundos para voltar à exibição normal da tela.

Menu do modo de uso com uma mão do Android 12 DP2

Menu do modo de uso com uma mão do Android 12 DP2 (Reporodução/9To5Google)

O que há de novo no Android 12 DP2?

O Google também está melhorando as condições de desenvolvimento de apps para smartphones com cantos arredondados, o que permitirá uma experiência de navegação mais eficiente. Além disso, é possível que o menu multitarefa (que exibe os apps abertos em segundo plano) ganhe alguns ajustes finos para melhor visualização.

Ajustes no menu de apps recentes do Android 12 DP2

Ajustes no menu de apps recentes do Android 12 DP2 (Imagem: Reprodução/Android Police)

A nova prévia do Android 12 não traz muitos recursos voltados ao usuário final, mas há melhorias em segurança que dão algumas pistas sobre o que esperar na versão estável do sistema, que deve ser lançada no segundo semestre.

Com o Android 12 DP2, os desenvolvedores poderão exigir autenticação para tarefas diretamente na tela de bloqueio, ou mesmo impedir que alertas de sobreposição do sistema sejam exibidos sobre seu conteúdo.

Com informações: 9To5Google, Android Authority e Android Police

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados