Chefe de relações com devs da App Store se aposenta antes de embate com Epic

Ron Okamoto estava na Apple há 20 anos e foi um dos responsáveis pela criação da App Store, alvo de ação da Epic Games

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
App Store no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
App Store no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

A Apple teve uma mudança em seu quadro antes de levar ao tribunal a disputa com a Epic Games. O vice-presidente de relações com desenvolvedores, Ron Okamoto, que estava na empresa desde 2001, se aposentou e não é mais responsável pelo cargo. Ainda assim, ele deverá ser uma das testemunhas da companhia no julgamento.

Okamoto foi contratado por Steve Jobs após atuar como chefe de marketing para produtos gráficos da Adobe. Na Apple, o executivo foi responsável por definir políticas de revisão da App Store, distribuir recursos para criação de apps, oferecer suporte a desenvolvedores e realizar eventos como a WWDC (Worldwide Developers Conference).

Segundo a Bloomberg, ele foi substituído por Susan Prescott, executiva de marketing que também trabalhava na Adobe antes de ingressar na Apple, em 2003. A App Store, um dos projetos que Okamoto ajudou a criar em 2008, continua sob a responsabilidade de Phil Schiller e Matt Fischer.

Aposentadoria revelada em lista de testemunhas da Apple

A informação sobre a mudança na Apple apareceu na lista de testemunhas que a empresa pretende ouvir no embate contra a Epic Games. O documento publicado na sexta-feira (19) apresenta Okamoto como ex-vice presidente da companhia. A aposentadoria foi confirmada pela Bloomberg.

Na relação de testemunhas, a Apple indica que a participação de Okamoto contribuirá com informações sobre as políticas e o modelo de negócios da App Store. Ele também poderá falar sobre os recursos oferecidos pela empresa aos desenvolvedores e as mudanças no mercado de aplicativos.

O julgamento da ação da Epic Games contra a Apple está previsto para acontecer em 3 de maio. No processo, a produtora pede que Fortnite volte a ficar disponível na App Store após proibição. A acusação também questiona as taxas de até 30% para desenvolvedores e a impossibilidade de usar uma loja alternativa no iOS.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados