Gmail e outros apps travam no Android após falha no WebView

Sistema mostrava o erro “o aplicativo apresenta falhas continuamente”; o Google já lançou uma correção para o problema.

Ana Marques
Por
• Atualizado há 4 meses
Como fazer downgrade no Android / Rami Al / Unsplash
Apps no Android (Imagem: Rami Al/Unsplash)

Usuários de Android se depararam com o aviso “[nome do app] apresenta falhas continuamente” ao tentar abrir o Gmail e outros apps no Android na noite desta segunda-feira (22). O problema estava associado a uma atualização do WebView, recurso responsável por exibir páginas da web dentro de aplicativos.

O site DownDetector mostra um pico de reclamações por volta das 20h para aplicativos como Gmail, Twitter e Nubank. Segundo os relatos, o buscador do Google também trava e não funciona, assim como os apps do TikTok e Amazon. Basicamente, qualquer aplicativo que use o WebView do Android pode ser afetado, inclusive programas rodando em segundo plano.

DowDetector mostra problemas em apps do Google (Imagem: Reprodução)

Ciente do problema, o Google emitiu o seguinte comunicado na noite desta segunda-feira: “No momento, estamos trabalhando para validar totalmente o escopo e uma correção está em andamento”.

Uma solução temporária foi remover as atualizações recentes do WebView para evitar que seus aplicativos fechassem repentinamente. No entanto, o Google já lançou uma correção para a falha.

[Atualizado] Como resolver falha do WebView no Android

Após os travamentos em apps do Android na última noite e madrugada desta terça-feira (23), o Google lançou uma atualização para o WebView e para o Google Chrome. De acordo com a empresa, basta ir à Play Store e instalar a versão mais recente de ambos os softwares para que as falhas sejam corrigidas:

*O texto foi atualizado em 23/03/2021 às 12h40min para incluir a solução do Google.

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados