Microsoft Edge testa compartilhamento de dados de navegação com Windows

Versão experimental do Microsoft Edge recebe opção para ativar compartilhamento de dados de navegação com o Windows

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft Edge

O Windows poderá ganhar acesso a mais informações do Microsoft Edge no futuro. A versão experimental do navegador ganhou uma nova opção para habilitar o compartilhamento de dados de navegação com recursos do sistema, como a caixa de busca. A novidade, vale lembrar, ainda não está disponível no canal estável do browser.

A nova definição surgiu na versão Canary do Edge recentemente, segundo o Techdows. A opção pode ser encontrada nas configurações de perfil do navegador ao clicar em “Compartilhe dados de navegação com outros recursos do Windows”, em tradução livre. Como o nome sugere, o recurso ativa o envio de informações do browser ao Windows.

“Quando ativado, o Microsoft Edge conectará os dados de navegação local deste perfil ao restante do Windows”, diz a descrição do recurso. “Ativar esse recurso ajudará você a encontrar informações de seu histórico, favoritos, principais sites e guias recentes com mais facilidade usando recursos como a caixa de Pesquisa do Windows”.

Por ora, a nova configuração, que ainda se encontra em fase de testes, não funciona conforme informado pelas definições do navegador mesmo após a ativação. Além disso, não há previsão de lançamento da função para a versão final do navegador.

Versão Canary do Microsoft Edge ganha função para compartilhar dados de navegação com o Windows (Imagem: Reprodução/Techdows)

Versão Canary do Microsoft Edge ganha função para compartilhar dados de navegação com o Windows (Imagem: Reprodução/Techdows)

Microsoft Edge 88 traz sincronização de abas e histórico

A nova configuração surge poucos meses depois de o Microsoft Edge 88 vir a público, em janeiro. Nesta versão, o navegador passou a contar com a sincronização de abas abertas e histórico com outros dispositivos. Para isto, basta que todos os computadores, celulares e afins estejam conectados na mesma conta.

A nova versão ainda levou outras novidades ao browser, como temas e gerador de senhas nativo. A fim de reduzir o consumo de RAM, a Microsoft também introduziu uma ferramenta para congelar abas. Em fevereiro, o Edge recebeu outra atualização com um recurso para combater notificações irritantes.

Com informações: Techdows e TechRadar

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados