Código do iOS 14.5 menciona chip Apple A14X esperado para iPad Pro

Outros boatos apontam para um Apple A14X do iPad Pro baseado no M1 dos MacBooks Air, Pro e Mac Mini lançados recentemente

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apple iPad Pro (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Apple iPad Pro (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Apple liberou a quinta versão de testes do iOS 14.5 para os desenvolvedores, carregando novos recursos, ferramentas, correções de bugs e indícios do que deve ser um novo chip A14X. O SoC muito provavelmente deve aparecer dentro de algum novo modelo de iPad Pro, ainda nem mesmo anunciado pela empresa da maçã.

O detalhe encontrado nesta versão de testes para o sistema operacional móvel da Apple está em um código, chamado no iOS 14.5 de 13G e que faz referência a placa gráfica do chip, inexistente em qualquer outro produto da maçã. Por conta disso, o 9to5Mac especula que essa é uma indicação clara para o futuro A14X, uma variante do SoC A14 Bionic dos iPhones 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max.

Outra informação importante é que este chip deve ser baseado no mesmo código para o M1 dos MacBooks e Mac Mini lançados recentemente. Informação suficiente para acreditar que este suposto novo iPad Pro pode ter um desempenho muito próximo destes computadores – pensando mais no MacBook Air, já que ele é o único dos três produtos sem ventoinha para refrigeração, assim como todo iPad é.

Novo iPad Pro pode chegar em breve

Encontrar uma referência para um chip ainda não utilizado em nenhum dispositivo da Apple, pode ser um indicativo forte o suficiente para acreditar que o lançamento de um novo iPad Pro está para acontecer.

Este novo tablet, segundo os rumores mais recentes e quentes, deve ser anunciado já no mês que vem pela Apple. O iPad Pro pode ser o primeiro tablet da empresa da maçã a apresentar tela Mini LED, que muito provavelmente estará no maior modelo de iPad- atualmente o tablet com maior display na lista da Apple oferece 12,9 polegadas.

Outro boato ventilado com alguma frequência é a adoção de uma porta Thunderbolt no USB-C do dispositivo. Além da maior compatibilidade, a adoção do deste tipo de conexão por cabo tende a acelerar a velocidade de transmissão de dados entre os dois pontos.

Novidades menos empolgantes para o provável novo iPad Pro envolvem câmeras com maiores capacidades, principalmente em resolução para o sensor frontal.

Com informações: 9to5Mac.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados