Firefox 87 traz recurso SmartBlock para reforçar privacidade

Mozilla Firefox 87 chega aos usuários com recurso para reforçar privacidade sem comprometer desempenho de sites

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Mozilla Firefox 87 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Mozilla Firefox 87 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A Mozilla disponibilizou a versão final do Firefox 87 para download nesta terça-feira (23). A atualização promete reforçar a privacidade dos usuários sem afetar totalmente o desempenho de sites com auxílio do recurso SmartBlock. O update também leva correções de falhas e brechas de segurança ao navegador.

Firefox 87: atualização traz melhorias em privacidade

O Firefox 87 se concentra em trazer incrementos à privacidade dos usuários. Para atingir este objetivo, o navegador recebeu a ferramenta SmartBlock. Segundo a Mozilla, a função fornece substitutos locais aos scripts de rastreamento para evitar que os sites apresentem problemas nos modos de navegação privada ou de proteção rigorosa.

“Esses scripts substitutos se comportam apenas o suficiente como os originais para garantir que o site funcione corretamente”, explicam. “Eles permitem que sites quebrados que dependem dos scripts originais sejam carregados com sua funcionalidade intacta”.

Traçando o mesmo propósito, a nova versão também corta os referenciadores HTTP por padrão. “De agora em diante, por padrão, o Firefox irá remover informações de caminho e string de consulta dos cabeçalhos de referência para evitar que os sites vazem acidentalmente dados confidenciais do usuário”, anunciaram.

A busca por conteúdos em páginas da web também recebeu incrementos com a chegada do botão “Destacar todas”. Funciona assim: ao pesquisar por “Firefox”, por exemplo, basta pressionar esta tecla para que todas as incidências do termo sejam destacadas. A atualização também traz o suporte completo ao VoiceOver do macOS.

O Firefox 87 já está disponível para Linux, macOS e Windows.

Com informações: Mozilla (1 e 2)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados