Google muda Busca para priorizar informações oficiais sobre COVID-19

Buscador do Google passa a exibir mais dados e notícias sobre COVID-19 e vacinação no Brasil

Darlan Helder
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Busca do Google (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Busca do Google (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O Google está aprimorando seu buscador para ajudar pessoas que procuram por mais informações sobre a COVID-19 e a vacinação. A empresa ressalta que está destacando notícias relevantes publicadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), PAHO (Organização Panamericana de Saúde) e órgãos locais. O Google lembra que “coronavírus” foi o assunto mais pesquisado pelos brasileiros no ano passado.

COVID-19 e vacinação: as mudanças na Busca do Google

Ao acessar o buscador, os usuários encontrarão notícias sobre a pandemia “exibidas em carrosséis”, também há mais espaço para informações da vacinação, como um painel com o número de doses aplicadas, percentual da população vacinada e outras estatísticas sobre o tema. A procura pelo imunizante aumentou no Brasil: em março, a busca cresceu 47% em comparação com fevereiro, mostram dados do Google Trends. Para encontrar essas informações, a pessoa pode digitar no buscador: “vacina contra a COVID-19” ou “vacina covid”, bem como outros termos relacionados.

Busca do Google (Imagem: Divulgação/Google)

Busca do Google (Imagem: Divulgação/Google)

“Essa nova experiência na Busca contempla ainda painéis informativos sobre as vacinas de fabricantes que já foram autorizadas pelos órgãos públicos, com informações da OMS”, diz a empresa.

Clicando no botão “Mais locais e estatísticas”, você consegue visualizar notícias jornalísticas e um mapa com as informações de vacinação em cada país. A ferramenta também conta com um painel que mostra quantas doses foram aplicadas em cada estado brasileiro, mas, até a publicação desta notícia, o site informa que “não há dados”. Ainda há detalhes de novos casos, mortes, testes realizados e mudanças na mobilidade.

Essa experiência mais ampla só está sendo liberada agora, mas o Google não disse porquê, e informou que “diante do novo cenário, a experiência na Busca foi sendo ampliada em um esforço constante e alinhado com a missão do Google de organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis para todos”.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Darlan Helder

Darlan Helder

Ex-autor

Darlan Helder é jornalista e escreve sobre tecnologia desde 2019. Já analisou mais de 200 produtos, de smartphones e TVs a fones de ouvido e lâmpadas inteligentes. Também cobriu eventos de gigantes do setor, como Apple, Samsung, Motorola, LG, Xiaomi, Google, MediaTek, dentre outras. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022. Ganhou menção honrosa no 15º Prêmio SAE de Jornalismo 2021 com a reportagem "Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?", publicada no Tecnoblog. 

Canal Exclusivo

Relacionados