Google quer acelerar adoção de chaves digitais no Android

O trabalho para criar chaves e documentos digitais no Android será auxiliado por iniciativa que já tem empresas parceiras

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy S21 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Galaxy S21 Ultra será utilizado para abrir carros da Ford, BMW e Audi (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

O Google divulgou uma nota nesta quinta-feira (25) onde demonstra detalhes para a aceleração da adoção de chaves digitais para abrir portas da sua casa, do carro ou então servir como documentos virtuais de identificação. Visando ajudar neste trabalho, o gigante das buscas criou uma iniciativa chamada Android Ready SE Alliance para ajudar no desenvolvimento dos chips de segurança responsáveis por este recurso.

Não faz muito tempo que o Google criou um chip chamado Titan M, lançado junto do Pixel 3. Ele coloca uma camada de segurança dentro do hardware, para além do que o próprio sistema operacional móvel faz no lado do software. Uma de suas funções é verificar qual é a versão instalada do Android no gadget logo no boot, para impedir que algum código malicioso seja aplicado.

O Titan M está presente em todos os modelos de Pixel desde o Pixel 3 e a Samsung fez a lição de casa com o S3K250AF, lançado com a família de aparelhos Galaxy S20 em fevereiro do ano passado. A Apple também adotou uma estratégia parecida com o chip T2, que está nos computadores da marca desde modelos apresentados em 2018 e com outro silício presente desde o iPhone 5s, junto do primeiro iPad Air e Apple Watch Series 1.

Agora o Google quer aumentar a adoção de algum tipo de proteção para acelerar o desenvolvimento de chaves digitais em mais modelos de aparelhos Android. O Android Ready SE Alliance quer demonstrar soluções em applets para segurança, construindo assim uma maior proteção para toda plataforma Android.

“Fabricantes que adotam o Android Ready SE podem criar dispositivos que são mais seguros e permitem atualizações remotas para permitir novos casos de uso convincentes assim que são introduzidos na Plataforma Android,” diz o Google em nota.

Google quer documentos e chaves com proteção extra

A iniciativa espera que as soluções criadas pelo grupo e para as empresas resultem em mais chaves virtuais para abrir um carro, casa ou escritório, passaportes para viajantes, documentos como carteira de habilitação ou RG, além de carteiras digitais para pagamento por aproximação com os dispositivos. Os produtos envolvidos podem até mesmo utilizar o Android TV, Wear OS dos vestíveis e até o Android Auto.

O Google afirma que já existem diversas empresas fabricantes prontas para trabalhar dentro do Android Ready SE Alliance, mas não diz quais são e nem o que fazem. Como a Samsung já adota sua própria solução de segurança com um chip dedicado dentro de seus próprios aparelhos e ela é a maior fabricante de smartphones Android do mundo (segundo dados de janeiro de 2021, divulgados pela IDC), é previsível que ela faça parte desta iniciativa – até mesmo pelo bom relacionamento da empresa asiática com o Google.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados