Discord lança Stage Channels, recurso similar ao Clubhouse

Seguindo tendência do Clubhouse, Discord liberou salas de áudio com recursos para definir palestrantes e ouvintes

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Stage Channels (Imagem: Divulgação/Discord)
Stage Channels (Imagem: Divulgação/Discord)

O Discord lançou sua versão dos chats por voz similares aos do Clubhouse. O novo recurso foi batizado de Stage Channels e oferece controles sobre quem pode interagir nas reuniões. Ele foi liberado nesta quarta-feira (31) para todas as plataformas em que o serviço está disponível: Windows, macOS, Linux, iOS, Android e web.

Os canais de voz já são oferecidos pelo Discord, mas os Stage Channels permitem definir moderadores, que gerenciam quem fala e quem permanece na plateia virtual. O recurso é útil para eventos que precisam de alguma organização, como entrevistas, sessões de perguntas e respostas e clubes de leitura, por exemplo.

Com os novos canais, é possível adicionar, remover e silenciar palestrantes nas conversas. O serviço destaca a pessoa que está falando no momento e as demais que têm permissão para falar. Enquanto isso, os ouvintes precisam pedir a palavra aos moderadores, que podem liberar, silenciar ou até mesmo remover participantes da reunião.

A opção de criar Stage Channels está disponível apenas para servidores do Discord que são classificados como Comunidade. Estes grupos têm mais recursos de moderação do que servidores comuns.

Discord amplia acesso a salas de áudio

Mesmo seguindo a tendência de terceiros, o Discord é o primeiro a levar este modelo de salas de áudio para um grande número de usuários. O Clubhouse está disponível apenas para iOS e ainda prepara sua versão para Android. O Twitter Spaces, por sua vez, está presente no Android e no iOS, mas somente para alguns usuários. O Telegram oferece o recurso em seu aplicativo.

O Discord parece ter adaptado sua estrutura já existente com chats de voz para permitir a organização entre palestrantes e ouvintes. Isso pode ajudar o serviço a sair na frente de concorrentes que ainda trabalham em suas versões para o recurso. Entre eles, estão LinkedIn, Spotify, Slack, Facebook e Instagram.

Com informações: Discord, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados