Rússia consegue obrigar Apple a destacar apps locais no iPhone

Lei em vigor a partir de abril exige que fabricantes destaquem aplicativos nacionais na Rússia; Apple já segue regra

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos
iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A Apple tenta oferecer uma experiência de uso universal em seu ecossistema, mas, às vezes, precisa fazer adaptações locais. Um exemplo vem da Rússia: neste mês de abril, entrou em vigor uma legislação no país que exige que fabricantes destaquem apps nacionais na configuração inicial de um dispositivo.

No Twitter, um desenvolvedor que se identifica como Khaos Tian mostrou que a Apple está cumprindo essa lei. O vídeo publicado no perfil mostra que, ao configurar um iPhone pela primeira vez, o procedimento exibe uma mensagem informando que, em respeito à legislação do país, o usuário verá uma lista de aplicativos locais.

De fato, ao avançar com a instalação, o usuário se depara com uma lista de apps russos. Entre eles estão ferramentas como Yandex.Browser, Yandex.Maps e Mail.ru, todas bastante populares na Rússia.

Apesar de uma exigência como essa parecer abusiva, na prática, pouca coisa muda para o usuário, por duas razões. A primeira é que a instalação dos apps listados não é obrigatória. A segunda é que basta ao usuário tocar no ‘x’ no topo da tela para fazer a lista sumir.

Também chama atenção o fato de a lei russa apenas exigir algum destaque para aplicativos locais, mas não determinar quais devem ser exibidos. A seleção é feita pela Apple, portanto.

Note que seguir a legislação russa não implica em abrir mão das próprias regras: a Apple exibe uma seleção de apps locais, mas todos eles devem seguir as diretrizes da App Store para serem incluídos na loja.

Convém lembrar que, anos atrás, o Brasil criou uma exigência parecida para celulares beneficiados pela chamada Lei do Bem (para incentivos fiscais). No entanto, a Apple nunca adotou uma medida similar à do mercado russo por aqui.

Com informações: 9to5Mac.

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados