Intel anuncia chips Xeon de 3ª geração para brigar com AMD Epyc

Processadores Intel Xeon Scalable de 3ª geração (Ice Lake) trazem até 40 núcleos e tecnologia de 10 nanômetros

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
Chip Xeon Scalable de terceira geração (imagem: divulgação/Intel)
Chip Xeon Scalable de terceira geração (imagem: divulgação/Intel)

Três semanas depois de anunciar os chips Core de 11ª geração para desktops, a Intel veio a público para apresentar novidades para o segmento de servidores: nesta terça-feira (6), os processadores Xeon Scalable de terceira geração (Ice Lake-SP) foram oficializados. Indiretamente, eles chegam com a missão de combater o avanço da linha AMD Epyc no mercado.

Para tanto, os novos chips trazem até 40 núcleos e 80 threads, e contam com uma tecnologia de 10 nanômetros baseada na arquitetura Sunny Cove. De acordo com a Intel, esses atributos contribuem para a nova linha ter, em média, 46% mais desempenho em cargas de trabalho para servidores na comparação com a geração anterior.

É claro que o desempenho depende de uma série de fatores, como o tipo de atividade em execução. Mesmo assim, a Intel não parece ter exagerado nessa média: um teste conduzido pelo AnandTech indica que a performance do Xeon 8380 em testes multithreading foi 54-65% superior em relação ao Xeon 8280 da geração anterior.

Por outro lado, o Xeon 8380 ficou atrás de chips como AMD Epyc 7763, 75F3 e 7713 nos mesmos testes.

Talvez essa seja uma das razões para, neste lançamento, a Intel enfatizar recursos que são exclusivos de seus processadores, como suporte a instruções estendidas AVX-512 (otimiza o desempenho do processador em operações de ponto flutuante) e a memórias Optane série 200.

Chips Xeon Scalable de terceira geração (imagem: divulgação/Intel)

Chips Xeon Scalable de terceira geração (imagem: divulgação/Intel)

Outros recursos destacados pela companhia incluem o Software Guard Extensions (SGX, protege áreas da memória contra acesso indevido), o Crypto Acceleration (protege dados com criptografia sem prejudicar o desempenho) e o DL Boost (acelera tarefas para inteligência artificial).

Os novos chips são compatíveis ainda com memórias DDR4 de até 3.200 MHz e com o padrão PCI Express 4.0 (x64).

A terceira geração de processadores Xeon Scalable é composta por dezenas de modelos divididos nas seguintes categorias:

  • Intel Xeon Platinum
  • Intel Xeon Gold 6300
  • Intel Xeon Gold 5300
  • Intel Xeon Silver

O chip mais avançado é o já mencionado Intel Xeon 8380 (Platinum), que conta com 40 núcleos, 80 threads, frequência base de 2,3 GHz (máximo de 3,4 GHz), 60 MB de cache L3 e TDP de 270 W. Seu preço nos Estados Unidos é de US$ 8.099.

Já o modelo mais básico é o Intel Xeon 4309Y (Silver) de oito núcleos, 16 threads, frequência de 2,8 GHz (máximo de 3,6 GHz), cache L3 de 12 MB, TDP de 105 W e preço de US$ 501.

Chip Xeon Scalable de terceira geração (imagem: divulgação/Intel)

Chip Xeon Scalable de terceira geração (imagem: divulgação/Intel)

Apesar de a linha AMD Epyc ser uma pedra no sapato da Intel, as expectativas para a nova geração de chips Xeon Scalable são altas: de acordo com analistas da TrendForce consultados pelo Ars Technica, os novos modelos devem responder por 40% das vendas da Intel no último trimestre de 2021.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados