Apple permite encontrar fones e acessórios de outras empresas via app Buscar

O usuário pode acessar o app Buscar a partir de um iOS, macOS e até mesmo em versão web para qualquer sistema operacional

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos
App Buscar no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
App Buscar agora aceita acessórios de terceiros (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

A Apple liberou uma nova ferramenta para procurar mais dispositivos dentro do aplicativo Buscar, presente em praticamente qualquer iPhone, iPod Touch, iPad e também nos computadores rodando o sistema operacional macOS. A novidade inclui inicialmente fones de ouvido, bicicletas e chaveiros fabricados por marcas parceiras e que podem ser encontrados dentro da interface com mapa.

A partir desta semana, usuários de dispositivos Apple poderão dar mais utilidade para o app Buscar. Até este update, ele mostrava localização de praticamente qualquer aparelho fabricado pela marca da maçã, como um iPhone, iPad, MacBook ou até mesmo fones de ouvido como os vários modelos de AirPods. A mudança cria uma espécie de programa chamado Find My, dentro do já conhecido MFi – Made for iPhone, selo da marca da maçã para acessórios compatíveis com o iOS.

Em comunicado, a Apple pontua a necessidade da empresa parceira respeitar os termos de privacidade do aplicativo e rede Buscar, para poder receber o novo selo e exibir no produto a frase “Works with Apple Find My”, algo como “Funciona com o Apple Find My”, em tradução literal.

Usuário localiza, bloqueia ou formata pelo app Buscar

Acessórios de terceiros no app Buscar (Imagem: divulgação/Apple)

Acessórios de terceiros no app Buscar (Imagem: divulgação/Apple)

Estes produtos poderão ser adicionados no aplicativo Buscar e suas informações serão exibidas dentro do mapa, com dados sobre a última localização capturada pelo sistema, junto da distância entre o usuário e o acessório. O serviço também pode levantar o nível de bateria, receber uma notificação quando a localização do dispositivo for descoberta e até mesmo impedir que o gadget seja emparelhado com outro iOS que não o de seu dono.

Em casos mais extremos, os dispositivos podem emitir alertas com um contato para que uma pessoa leve o gadget até o proprietário, ficam praticamente bloqueados por algum tempo ou então formatados ao primeiro sinal de internet. Todos os produtos compatíveis com este programa podem utilizar até mesmo a conexão Bluetooth de outros acessórios para ganhar acesso à rede de dados.

Bicicleta elétrica VanMoof S3 (Imagem: divulgação/Apple)

Bicicleta elétrica VanMoof S3 (Imagem: divulgação/Apple)

A Apple garante que toda a comunicação acontece com criptografia de ponta a ponta, é anônima e ninguém, nem mesmo a própria empresa da maçã ou a fabricante do produto, consegue decifrar esta conversa entre acessórios para conseguir alguma informação, como a sua localização.

Neste momento apenas três marcas já apresentaram algum produto compatível com a rede para o aplicativo Buscar: Belkin, Chipolo e VanMoof. A primeira da lista criou um fone de ouvido completamente sem fios, já a segunda lançou uma espécie de chaveiro para ser amarrado em qualquer item como uma chave, mochila ou tênis, enquanto a última anunciou duas bicicletas elétricas.

O comunicado para a imprensa afirma que existem outros produtos compatíveis com o app Buscar, com anúncio para acontecer em algum momento próximo. O aplicativo já mostra a possibilidade de adicionar estes acessórios em contas brasileiras da Apple, só falta o lançamento nacional destes produtos mesmo.

Com informações: Apple.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados