Twitch apaga 7,5 milhões de bots que inflavam número de visualizações

Além de inflar as visualizações, os bots da Twitch também aumentavam os números de seguidores de streamers

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 4 meses
App da Twitch no celular (Imagem: Caspar Camille Rubin/Unsplash)
App da Twitch no celular (Imagem: Caspar Camille Rubin/Unsplash)

A Twitch removeu mais de 7,5 milhões de contas que usavam bots para alterar os relatórios de desempenho de streamers. A empresa informou, na última quarta-feira (14), que os usuários podem notar uma redução na quantidade de seguidores e espectadores em transmissões nos próximos dias. Além disso, o site deve criar medidas para impedir o retorno dos robôs às lives.

Os bots eram usados para aumentar os números de seguidores e a quantidade de visualizações das streams, fazendo com que os canais afetados aparecessem com mais frequência nas recomendações da plataforma. Além de remover os robôs, a Twitch também pretende tomar ações legais contra os vendedores de bots.

Em certos casos, as quedas nos números foram bem visíveis. O streamer xQc — que é o quinto mais popular da Twitch no mundo — perdeu cerca de 2,2 milhões de seguidores após os banimentos. Enquanto isso, Chance “Sodapoppin” Morris viu quase a metade dos seus seguidores sumir em poucos dias.

Segundo a Twitch, o uso de bots viola diretamente os Termos de Uso da plataforma. Contudo, a empresa sabe que alguns streamers não usam os robôs intencionalmente. Há situações em que um criador de conteúdo é escolhido aleatoriamente para receber muitos espectadores de uma vez.

Como denunciar bots na Twitch

A Twitch recomenda denunciar esses casos assim que eles forem percebidos. O site ainda pede que, se for possível, os usuários incluam prints, gravações e outras evidências sobre a atividade dos vendedores de bots em outras redes sociais, já que a Twitch agora pode banir usuários por má conduta fora da plataforma.

Para denunciar bots na Twitch basta usar a ferramente de reporte da própria plataforma. Quando for explicar o motivo da denúncia, será possível incluir evidências que ajudem na investigação. No final, o site envia um e-mail confirmando a solicitação.

Com informações: Engadget.

Receba mais sobre Twitch na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Canal Exclusivo

Relacionados