Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Telegram permite testar venda e pagamento de produtos via chat

Em versão beta, Telegram permite enviar para conversas os produtos apresentados em canais de lojas

Victor Hugo Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Telegram prepara uma atualização para ampliar seu recurso de pagamentos. Em sua versão beta, o aplicativo permite testar a venda de produtos diretamente no chat. Para isso, basta citar um canal de testes do mensageiro em uma conversa e enviar um determinado item para a outra pessoa.

Telegram Payments (Imagem: Reprodução/TestingCatalog)

Telegram Payments (Imagem: Reprodução/TestingCatalog)

De acordo com o TestingCatalog, o Telegram Payments 2.0 é testado na versão beta 7.7.2 do aplicativo. A demonstração usa stickers do mensageiro como produtos, que contam com um título e uma pequena descrição. Junto com a imagem, há um botão que permite fazer um pagamento de teste no valor do item.

Para encontrar a loja, é preciso ter a versão beta do Telegram e buscar o canal @teststore. A página apresentará todos os “produtos” disponíveis e as instruções de como fazer uma compra com dados fictícios de cartões de crédito. Nas telas de pagamento, o aplicativo indica que será possível incluir até mesmo uma gorjeta ao vendedor.

Para enviar um dos itens em um chat, basta escrever na conversa “@shopbot” e inserir um caractere de espaço. Em seguida, o mensageiro apresentará uma lista com sugestões de produtos disponíveis para serem compartilhados. Depois de escolher um deles, o objeto aparecerá na conversa e a outra pessoa terá um atalho para comprá-lo.

Para enviar produto na conversa, basta citar o @shopbot (Imagem: Reprodução/TestingCatalog)

Para enviar produto na conversa, basta citar o @shopbot (Imagem: Reprodução/TestingCatalog)

Telegram já conta com pagamentos

Ainda não há informações de quando o envio de produtos nas conversas será liberado aos usuários. Porém, o Telegram não deverá ter dificuldade para transformar o novo recurso em realidade. Isso porque o aplicativo já conta desde 2017 com a opção de pagamento por meio de chatbots.

O Telegram tem parceria com a PaymentWall, que no Brasil processa pagamentas por meios como cartão de crédito, boleto e Mercado Pago. Vale lembrar que o WhatsApp, principal concorrente pelo aplicativo, finalmente ganhou autorização do Banco Central para oferecer seu recurso de pagamentos.