Telegram permite testar venda e pagamento de produtos via chat

Em versão beta, Telegram permite enviar para conversas os produtos apresentados em canais de lojas

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Telegram Payments (Imagem: Reprodução/TestingCatalog)

Telegram Payments (Imagem: Reprodução/TestingCatalog)

O Telegram prepara uma atualização para ampliar seu recurso de pagamentos. Em sua versão beta, o aplicativo permite testar a venda de produtos diretamente no chat. Para isso, basta citar um canal de testes do mensageiro em uma conversa e enviar um determinado item para a outra pessoa.

De acordo com o TestingCatalog, o Telegram Payments 2.0 é testado na versão beta 7.7.2 do aplicativo. A demonstração usa stickers do mensageiro como produtos, que contam com um título e uma pequena descrição. Junto com a imagem, há um botão que permite fazer um pagamento de teste no valor do item.

Para encontrar a loja, é preciso ter a versão beta do Telegram e buscar o canal @teststore. A página apresentará todos os “produtos” disponíveis e as instruções de como fazer uma compra com dados fictícios de cartões de crédito. Nas telas de pagamento, o aplicativo indica que será possível incluir até mesmo uma gorjeta ao vendedor.

Para enviar um dos itens em um chat, basta escrever na conversa “@shopbot” e inserir um caractere de espaço. Em seguida, o mensageiro apresentará uma lista com sugestões de produtos disponíveis para serem compartilhados. Depois de escolher um deles, o objeto aparecerá na conversa e a outra pessoa terá um atalho para comprá-lo.

Para enviar produto na conversa, basta citar o @shopbot (Imagem: Reprodução/TestingCatalog)

Para enviar produto na conversa, basta citar o @shopbot (Imagem: Reprodução/TestingCatalog)

Telegram já conta com pagamentos

Ainda não há informações de quando o envio de produtos nas conversas será liberado aos usuários. Porém, o Telegram não deverá ter dificuldade para transformar o novo recurso em realidade. Isso porque o aplicativo já conta desde 2017 com a opção de pagamento por meio de chatbots.

O Telegram tem parceria com a PaymentWall, que no Brasil processa pagamentas por meios como cartão de crédito, boleto e Mercado Pago. Vale lembrar que o WhatsApp, principal concorrente pelo aplicativo, finalmente ganhou autorização do Banco Central para oferecer seu recurso de pagamentos.

Receba mais sobre Telegram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados