Celulares Android podem ler mensagens do Apple AirTag via NFC

Novo Apple AirTag emite mensagem com informações para entrar em contato com o dono do rastreador digital perdido via NFC

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos
Apple AirTag emite mensagem com informações para entrar em contato com o dono do gadget perdido via NFC (Imagem: Reprodução/Apple)
Apple AirTag emite mensagem com informações para entrar em contato com o dono do gadget perdido via NFC (Imagem: Reprodução/Apple)

O Apple AirTag é o novo rastreador com Bluetooth da fabricante do iPhone. Mas o que acontece se uma pessoa, com celular Android, encontrar um objeto perdido com o gadget acoplado ou pendurado? Segundo uma página de suporte da Apple, é possível ter acesso a uma mensagem com os dados da tag através da conectividade NFC.

A explicação apareceu em um tópico que fala sobre o que fazer ao encontrar um AirTag perdido. A companhia informa que é possível acessar as informações do dispositivo via NFC, ao aproximar o celular da parte branca do rastreador. Depois, o smartphone vai emitir uma notificação que leva o usuário ao site da Apple com os dados do aparelho.

A solução também fornece informações para entrar em contato com o dono do AirTag. Além do iPhone, a Apple explica que outros smartphones com a tecnologia podem ter acesso aos dados. “Você pode visualizar uma mensagem do Modo Perdido em qualquer smartphone compatível com NFC, como um iPhone ou celular Android”, dizem.

AirTags (Imagem: Divulgação/Apple)

AirTags também tem acessórios (Imagem: Divulgação/Apple)

Apple AirTag alerta se ficar longe do dono por muito tempo

E o que acontece se um dispositivo ficar longe do proprietário por um longo período de tempo? Neste caso, a página de suporte da Apple explica que o AirTag irá reproduzir um som quando movido para que possa ser encontrado. O alerta será emitido mesmo que a pessoa não esteja com um dispositivo iOS.

“Quando movido, qualquer AirTag separado por um período de tempo da pessoa que o registrou emitirá um som para alertar as pessoas próximas”, explicam. “Se você encontrar um AirTag depois de ouvi-lo emitir um som, poderá usar qualquer dispositivo que tenha NFC, como um iPhone ou celular Android, para ver se seu proprietário o marcou como perdido e ajudar a devolvê-lo”.

A Apple, porém, não informou com exatidão o tempo necessário para que o aviso seja disparado. Mas John Gruber, do Daring Fireball, traz uma resposta: de acordo com pessoas a par do assunto ouvidas por Gruber, o prazo atual é de três dias. A companhia também pode alterar o período remotamente no futuro, se houver necessidade.

O AirTag é o novo rastreador digital da Apple. Assim como o Samsung Galaxy SmartTag, o dispositivo revelado nesta terça-feira (20) é capaz de encontrar objetos perdidos, com chaves, bicicletas, bicicletas e afins. Para isto, basta pendurá-lo em algum item para que o acessório seja localizado pelo celular.

O Apple AirTag vai custar R$ 369 no comércio nacional. Também será possível comprá-lo em um pacote com quatro unidades, por R$ 1.249. A data de lançamento do dispositivo no Brasil, no entanto, ainda é um mistério.

Com informações: Apple (Suporte), AppleInsider, Daring Fireball e MacRumors

 

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados