WhatsApp prepara fotos e vídeos que só podem ser vistos uma vez

O WhatsApp já trabalha em mensagens que se autodestroem desde 2019, mas agora a ferramenta ganhou mais visibilidade no app

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
WhatsApp no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O WhatsApp atualizou o app que está disponível dentro do programa de testes do Google Play Store para Android, aumentando a quantidade de indicações para o envio de fotos, vídeos e demais mensagens com prazo de validade. A novidade está em um alerta para quando o recurso já estiver disponível para todos, indicando até mesmo a possibilidade do destinatário capturar a tela e burlar a ferramenta por completo.

Se tem um recurso do Snapchat que fez o aplicativo ficar famoso é a possibilidade de enviar uma foto ou vídeo com tempo para ser aberta do outro lado, indo até mesmo para impedir uma segunda visualização do conteúdo. Alguns mensageiros já adotam algo semelhante e o WhatsApp deve ser o mais recente deles a entrar neste seleto grupo.

O desenvolvimento da ferramenta não é nenhuma novidade, nós já falamos dela aqui em setembro do ano passado. Na época ela permitia o envio de texto, fotos, vídeos e GIFs com prazo de vencimento que é configurado pelo remetente, para depois deste período o app eliminar qualquer rastro desse papo nos dois lados da conversa.

De fato, criar mensagens de texto que se autodestroem já é um teste acontecendo dentro do WhatsApp desde meados de 2019. Naquele momento o usuário só poderia inserir o prazo de validade para o chat enviado dentro de um grupo, com tempo entre cinco segundos e uma hora. Após esse período, nenhum dos participantes poderia mais ver o conteúdo recebido.

Agora, nesta quinta-feira (22), o site WABetaInfo notou a atualização da variante beta do WhatsApp dentro da Play Store, levando o aplicativo para a versão 2.21.9.3. Nela o programa manteve o recurso para colocar prazo de validade em mensagens selecionadas previamente, enquanto adiciona um painel explicando a novidade para o usuário mais desavisado.

Mensagens do WhatsApp se autodestroem (Imagem: reprodução/WABetaInfo)

Mensagens do WhatsApp se autodestroem (Imagem: reprodução/WABetaInfo)

“Envie fotos e vídeos com mais privacidade. Quando você ativar este recurso, os destinatários só poderão abrir sua foto ou vídeo uma vez antes deles desaparecerem. Tenha em mente que estas pessoas ainda poderão capturar a tela antes do vencimento”, diz o WhatsApp no novo pop-up.

A última parte do aviso deixa claro que os desenvolvedores responsáveis pelo WhatsApp não pretendem inserir, ao menos neste momento, alguma ferramenta para detectar quando o destinatário faz uma captura de tela e salva o conteúdo em seu aparelho.

WhatsApp começou a permitir mensagens de áudio aceleradas

Ainda nesta quinta-feira, o WhatsApp anunciou a possibilidade de acelerar a reprodução de mensagens de áudio enviadas dentro da plataforma. Também em fase de testes, a ferramenta insere um número representando quão mais rápida está a voz da pessoa do outro lado. Ao todo são três opções: 1x (velocidade normal), 1,5x e 2x.

Com as duas novidades em testes, o WhatsApp se aproxima ainda mais do Telegram que já permite as mensagens de voz aceleradas desde 2018, enquanto conteúdo autodestrutivo também está presente para todos no mensageiro com o nome de “Chat secreto”.

Com informações: WABetaInfo.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados