YouTube muda controles de resolução no app para Android e iOS

O YouTube está mudando sua interface para "simplificar” o ajuste de resolução de vídeo na plataforma

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aplicativo do YouTube (Imagem: Hello I'm Nik/Unsplash)
Aplicativo do YouTube (Imagem: Hello I'm Nik/Unsplash)

O YouTube quer que você tenha uma melhor a experiência de visualização na plataforma e, por isso, está adicionando mais controles de resolução ao aplicativo para Android e iOS. A ideia é simplificar a nomenclatura para quem não entende o que significa “720p”, “1080p” e afins. Em vez desses números que indicam a resolução, a interface vai mostrar novas opções com base na quantidade de dados gastos ou qualidade de imagem esperada.

Antes da mudança, era possível selecionar individualmente a qualidade de streaming desejada ou optar pelo automático, que adequa a resolução à velocidade da sua conexão com a internet. Com a nova interface, o YouTube ainda traz a opção de ajuste automático, mas as demais alternativas são um tanto vagas.

Como mostra uma captura de tela feita pelo Android Police, o usuário pode selecionar “Higher picture quality” (“Maior qualidade de imagem”), que é descrita como a que gasta mais dados, mas parece limitar-se a 720p, segundo testes do 9To5Google; ou “Data saver” (“Economia de dados”), que obviamente proporciona qualidade de imagem mais baixa – ela fica entre 480p e 144p.

Controle de resolução de imagem no YouTube (Imagem: Reprodução/Android Police)

Controle de resolução de imagem no YouTube (Imagem: Reprodução/Android Police)

Usuários poderão definir resolução específica em controles avançados

Por último, há a opção “Avançado”, onde felizmente você poderá selecionar a resolução específica até 4K – como era padrão antes da mudança. Entretanto, não é possível definir uma resolução específica como padrão para todos os vídeos (você só pode realizar o ajuste individualmente).

Aparentemente, a novidade está chegando gradualmente aos usuários de aplicativos para Android e iPhone (iOS). Se você ainda não recebeu, fique atento às próximas atualizações do YouTube no seu celular.

Com informações: Android Police e 9To5Google

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados