Oi Fibra ultrapassa número de clientes da banda larga Velox

Operadora atingiu 2,5 milhões de clientes de internet por fibra; Oi quer cobertura óptica em 228 cidades até o final do ano

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Oi Fibra chega a Campinas
Oi Fibra superou acessos da banda larga Velox (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

A Oi tem feito uma grande expansão da sua rede óptica, e a empresa divulgou que os acessos da internet Oi Fibra já superam as conexões do antigo Velox, que utiliza cabo metálico (xDSL). A operadora ultrapassou a marca de 2,5 milhões de clientes de fibra em 142 cidades, e estreou os serviços na cidade de São Paulo (SP).

Oi Fibra já tem mais clientes que Velox

De acordo com dados da Anatel de fevereiro de 2021, a Oi tinha o total de 5,1 milhões de contratos de internet, e 51,7% do total representam acessos de fibra óptica. Desse número, apenas 4,6 milhões eram conexões de banda larga – o restante eram linhas dedicadas.

A Oi também afirma que alcançou a marca de 10,9 milhões de domicílios aptos a contratação da Oi Fibra em abril, e acrescentou oito municípios com presença do serviço de banda larga residencial em 2021.

Oi Fibra atingiu 2,5 milhões de clientes em abril (Imagem: Reprodução/Oi)

Oi Fibra atingiu 2,5 milhões de clientes em abril (Imagem: Reprodução/Oi)

A expectativa da Oi é encerrar o ano de 2021 com 3,5 milhões de clientes. A cobertura deve atingir a marca de 14,8 milhões de casas, e a empresa espera ter presença com internet banda larga por fibra em 228 municípios.

A Oi também comemora a liderança no mercado de banda larga por fibra óptica em 55 municípios, sendo que 14 são capitais. Em 2020, a operadora também ficou à frente de Claro, TIM e Vivo nos novos contratos de internet ultra banda-larga (adições líquidas nas velocidades acima de 34 Mb/s).

Além das tradicionais Claro, TIM e Vivo, a Oi enfrenta uma forte concorrência com pequenos provedores de banda larga. Essas empresas atuam principalmente nas áreas onde as grandes empresas oferecem velocidades baixas.

Oi Fibra chegou em São Paulo

A chegada da Oi Fibra em São Paulo marca a estreia da tele com serviços de banda larga fora dos estados onde atua como operadora concessionária. Com as vendas iniciando a partir desta quarta-feira (28), a empresa irá comercializar um único plano de internet com 500 Mb/s de download e 250 Mb/s de upload.

A Oi não revelou quais os bairros e regiões que terão cobertura da Oi Fibra no lançamento. A empresa planeja terminar o ano de 2021 com 400 mil domicílios aptos a contratar os serviços em São Paulo, e a meta se estende para 2 milhões de casas até 2022.

Vivo Fibra também ultrapassou internet via cobre

Em outubro de 2020, a Vivo também passou a ter mais acessos de banda larga por fibra óptica do que cabos metálicos (xDSL). A concorrente também trabalha pela expansão da nova rede, que fornece velocidades de até 600 Mb/s.

A maior parte dos acessos da Vivo são do estado de São Paulo, onde a operadora atua com o regime de concessão. Nas demais unidades federativas, os acessos por cabo metálico continuam sendo maioria e utilizam a infraestrutura da antiga GVT.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados