Notícias Aplicativos e Software

Microsoft vai escolher nova fonte padrão do Office e quer sua ajuda

Para escolher substituta da Calibri no Office, Microsoft quer que você avalie as cinco opções de fonte padrão

Victor Hugo Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A Microsoft anunciou que vai mudar a fonte padrão do Office. Ele vai deixar a Calibri depois de 14 anos e, agora, tem cinco possíveis substitutas em análise. Aproveitando a ocasião, a empresa quer a sua ajuda para avaliar as opções disponíveis e indicar qual delas é a sua preferida.

Microsoft tem cinco opções para nova fonte padrão do Office (Imagem: Divulgação)

Microsoft tem cinco opções para nova fonte padrão do Office (Imagem: Divulgação)

Entre as possíveis fontes substitutas do Office, estão Bierstadt, Grandview, Seaford, Skeena e Tenorite. Para destacar as diferenças entre elas, a Microsoft publicou um exemplo com as fontes no Word. A demonstração oferece detalhes sobre as fontes nos formatos padrão, negrito e itálico.

As candidatas para substituir a Calibri

A empresa também destacou as características de cada fonte. A Bierstadt, por exemplo, é inspirada em fontes suíças de meados do século 20, como a Helvetica. Segundo o criador, Steve Matteson, o objetivo da nova proposta é oferecer uma fonte simples e racional capaz de contrastar com a Arial.

A Grandview, criada por Aaron Bell, é inspirada na tipografia usada em placas de trânsito alemãs. Assim como as sinalizações das rodovias, a ideia é oferecer uma opção legível à distância. Ao mesmo tempo, a nova fonte busca um visual agradável para leitura em textos longos.

Grandview é uma das cinco opções para substituir a Calibri (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Grandview é uma das cinco opções para substituir a Calibri (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Já a Seaford adota formas assimétricas para facilitar a leitura ao destacar as diferenças entre letras. Criada por Tobias Frere-Jones, Nina Stössinger e Fred Shallcrass, a fonte tem um aspecto familiar e até lembra fontes clássicas, mas dispensa serifas como as usadas na Times New Roman.

A quarta opção para substituir a Calibri no Office é a Skeena, criada por John Hudson e Paul Hanslow. No comunicado da Microsoft, ela foi classificada como uma fonte “humanista” baseada nas formas de outras fontes tradicionais. Ao contrário da Seaford, a Skeena pretende oferecer um ar de novidade.

Skeena, candidata a fonte padrão do Office (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Skeena, candidata a fonte padrão do Office (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Por fim, há a Tenorite, uma opção com visual mais arredondado e largo em comparação à Calibri. Os criadores Erin McLaughlin e Wei Huang afirmam que também queriam ajudar usuários a incluírem mais palavras em uma linha. Por isso, a fonte também conta com versões estreitas, garantindo mais versatilidade.

As cinco novas fontes já estão disponíveis para todos os usuários do Microsoft 365. Para opinar sobre qual é a sua opção preferida, basta responder a este tweet da Microsoft. A empresa vai levar os comentários em consideração para definir em 2022 qual será a substituta oficial da Calibri.

Com informações: Microsoft, The Verge.

Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi redator, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque