Galaxy Book Pro e Pro 360 chegam com tela AMOLED e Intel de 11ª geração

Samsung Galaxy Book Pro tem design tão fino quanto um smartphone; versão Pro 360 é um notebook 2 em 1 com S Pen

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Galaxy Book Pro 360 (imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy Book Pro 360 (imagem: divulgação/Samsung)

O nome Galaxy nos faz pensar em celulares, mas a Samsung quer que a marca vire referência para uma gama maior de dispositivos. Eis a prova: nesta quarta-feira (28), a companhia realizou um Galaxy Unpacked para anunciar alguns notebooks poderosos, com destaque para dois modelos. O Galaxy Book Pro é tão fino quanto um smartphone. Já o Galaxy Book Pro 360 é um modelo 2 em 1 (conversível) e traz uma S Pen.

Em teasers divulgados nos últimos dias e no próprio Galaxy Unpacked, a Samsung deu a entender que os novos laptops reúnem o que há de melhor em seus dispositivos móveis. Não é exagero. Além de design ultrafino, as novidades contam com tela AMOLED e carregador rápido, por exemplo.

Galaxy Book Pro

Não é a primeira vez que a Samsung lança notebooks dentro da família Galaxy. Mas, com o anúncio de hoje, a companhia posiciona esta como uma linha premium. Essa é a premissa do Galaxy Book Pro.

O modelo tem corpo de alumínio e vem em versões com tela de 13,3 e 15,6 polegadas. Em ambas, o painel é Super AMOLED e tem resolução de 1920×1080 pixels. As demais características do componente incluem taxa de contraste de 1.000.000:1 e reprodução de cores que corresponde a 120% do padrão DCI-P3.

As dimensões compactas também chamam atenção. O Galaxy Book Pro de 13,3 polegadas tem espessura de 11,2 mm e, na versão de 15,6 polegadas, 11,7 mm. Os dois notebooks também são bastante leves. Eles pesam 0,87 kg e 1,15 kg, respectivamente.

Galaxy Book Pro (imagem: divulgação/Samsung)

Galaxy Book Pro (imagem: divulgação/Samsung)

Felizmente, o tamanho reduzido não implica em pouca conectividade. O notebook conta com porta HDMI, USB-C e USB-C com Thunderbolt 4 no lado esquerdo, além de USB tipo A, conexão para fones e microfone e leitor de microSD na lateral direita.

Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.1 complementam o quesito conectividade, que inclui ainda opção de LTE na versão de 13,3 polegadas.

Quanto ao teclado, a Samsung fala em digitação mais confortável graças ao formato largo e ligeiramente curvado das teclas. Um “mecanismo de tesoura refinado” também garante resposta rápida e digitação silenciosa, ainda nas palavras da companhia.

O teclado conta ainda com retroiluminação LED adaptável e leitor de impressões digitais integrado ao botão de liga / desliga.

Galaxy Book Pro (imagem: divulgação/Samsung)

Galaxy Book Pro (imagem: divulgação/Samsung)

Mas nada disso importa se, por dentro, o notebook decepcionar. E não decepciona: o Galaxy Book Pro pode ser equipado com até 32 GB de memória LPDDR4X e SSD NVMe de até 1 TB.

O modelo também conta com processador Intel Core i3, i5 ou i7 de 11ª geração com gráficos Iris Xe (UHD na versão com i3). A versão de 15,6 polegadas ainda vem com opção de gráficos Nvidia MX450.

Já a bateria conta com 63 Wh na versão de 13,3 polegadas e 68 Wh na de 15,6. Ambas são acompanhadas de um carregador rápido de 65 W e conexão USB-C — qualquer semelhança com carregadores para celular não é mera coincidência.

Alto-falantes AKG com Dolby Atmos e webcam de 720p com microfones que cancelam ruídos externos estão entre os demais atributos.

Galaxy Book Pro 360

Galaxy Book Pro 360 (imagem: divulgação/Samsung)

Galaxy Book Pro 360 (imagem: divulgação/Samsung)

A maior parte das características do modelo Pro vale para o Galaxy Book Pro 360. Mas, enquanto o primeiro tem foco em conectividade, o segundo amplia os modos de uso: como o número no nome sugere, sua tela tem abertura de 360 graus. O laptop pode ser transformado em tablet, portanto.

Por conta disso, o Galaxy Book Pro 360 vem com caneta S Pen. O acessório não tem Bluetooth. Por outro lado, a Samsung promete praticidade para quem precisa, por exemplo, utilizar o equipamento para trabalhos gráficos. Para tanto, a tela do modelo é, além de Super AMOLED e full HD, sensível a toques.

Galaxy Book Pro 360 (imagem: divulgação/Samsung)

Galaxy Book Pro 360 (imagem: divulgação/Samsung)

Tal como o modelo Pro, o Galaxy Book Pro 360 conta com versões em 13,3 e 15,6 polegadas. Em contrapartida, o conversível traz menos conexões físicas: no lado esquerdo, uma USB-C e uma USB-C com Thunderbolt 4; no lado direito, uma USB-C, uma conexão para fones e microfone, além de leitor de microSD.

Sim, os pesos e os tamanhos são reduzidos aqui. O Pro 360 pesa 1,04 kg na versão de 13,3 polegadas e 1,39 kg na de 15,6. As espessuras são de 11,5 e 11,9 mm, respectivamente.

Galaxy Book Pro 360 (imagem: divulgação/Samsung)

Galaxy Book Pro 360 (imagem: divulgação/Samsung)

A linha Pro 360 também conta com chips Intel Core de 11ª geração, até 32 GB de RAM, SSD de 1 TB e bateria de 63 ou 68 Wh com carregador rápido. Só não espere encontrar aqui tampas para expansão: a Samsung explica que, como esses notebooks são muito compactos, fica difícil posicionar os componentes na parte inferior sem aumentar as suas dimensões (isso também vale para o Book Pro).

Disponibilidade

O novo Galaxy Book Pro (imagem: divulgação/Samsung)

O novo Galaxy Book Pro (imagem: divulgação/Samsung)

Hoje, a Samsung fez o anúncio oficial dos novos modelos Galaxy Book. As datas de lançamento e os preços para o Brasil ainda não foram divulgados, porém (e ainda não está claro quais versões serão comercializadas por aqui).

Vale destacar que o Galaxy Book Pro vai ser vendido nas cores Mystic Silver (prateado), Mystic Blue (azul) e Mystic Pink Gold (rosé). Já o modelo 360 terá versões em Mystic Navy (azul escuro), Mystic Silver e Mystic Bronze.

A versão de 13,3 polegadas do Galaxy Book Pro 360 terá opção com 5G.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados