Sony tem lucro anual com celulares Xperia pela primeira vez desde 2017

O bom resultado financeiro da Sony vem acompanhado de queda de aproximadamente 9,3% nas vendas de smartphones no mundo

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Sony Xperia 1 Mark 3 (Imagem: Divulgação/Sony)
Sony Xperia 1 Mark 3 (Imagem: Divulgação/Sony)

Pela primeira vez desde 2017, a divisão de smartphones da Sony conseguiu fechar o ano fiscal registrando lucro. A informação parece e é realmente importante para os acionistas da empresa japonesa, respingando até mesmo para os usuários, mas o motivo deste dado positivo não está diretamente ligado com alguma boa subida no número de aparelhos vendidos no mercado internacional.

A Sony divulgou nesta quarta-feira (28) seus resultados financeiros para o ano fiscal de 2020, que acabou recentemente e marcou o período como o primeiro a gerar lucro com a comercialização de celulares Xperia desde 2017.

Olhando para os números de unidades vendidas, o lucro parece pouco provável. A Sony divulgou que no ano fiscal de 2019 conseguiu colocar no mercado um total de 3,2 milhões de celulares, somando todos os modelos criados pela marca. Já para o mesmo período de 12 meses do ano seguinte, 2,9 milhões de aparelhos ganharam um dono depois da prateleira das lojas – queda de aproximadamente 9,3%.

Sony reduz custos para ter lucro

Como perder quase um décimo das vendas registradas no ano anterior não deveria significar lucro, a Sony encontrou outros meios para fechar os números com um sorriso no rosto: os custos operacionais foram reduzidos, junto do aumento no preço médio dos celulares comercializados.

Outro ponto que ajudou nessa conta é a junção de algumas divisões de eletrônicos da Sony junto dos celulares e elas incluem até mesmo televisores, câmeras e aparelhos de som. No final das contas o lucro para o ano de 2020 foi de 27,67 bilhões de ienes, contra prejuízo de 21,05 bilhões de ienes em 2019.

Enquanto 2020 traz alívio para o bolso da Sony, o primeiro trimestre de 2021 não é positivo e já fez a marca registrar prejuízo quando é considerada exatamente a mesma divisão de eletrônicos. Neste período foram comercializados 400 mil celulares Xperia, número pouco interessante após vender 1 milhão de aparelhos no trimestre anterior.

Com informações: GSMArena e Sony.

Receba mais sobre Sony na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados