WhatsApp poderá migrar histórico do Android para iPhone de forma nativa

A mesma ferramenta para migração dos chats apareceu recentemente em uma versão de testes do WhatsApp rodando no iPhone

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
WhatsApp no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O WhatsApp liberou mais uma versão de testes do aplicativo para usuários que estão no sistema operacional móvel do Google, o Android. Junto de correções e melhorias em diversos pontos, o mensageiro que faz parte do Facebook passa a entregar uma ferramenta nativa para a importação do histórico do chat que está em um iPhone.

O WhatsApp é um dos únicos mensageiros que ainda separa o histórico de mensagens para um usuário, de acordo com a plataforma escolhida para a conversa. Se você começou com um Android e comprou um iPhone, perderá todas as conversas registradas até o momento da troca de aparelhos. O caminho inverso também é impossível, ao menos por enquanto.

No começo de abril de 2021 nós comentamos que o WhatsApp estava trabalhando em uma ferramenta que torna possível unificar as duas listas de mensagens. Naquele momento o aplicativo em fase de testes para iPhone exibia uma tela dizendo “Mova os chats para o Android”, a partir da tela no iOS.

Agora o WhatsApp colocou algo semelhante no Android, para trazer as conversas armazenadas no histórico do iPhone. A mesma tela apareceu na versão 2.21.9.7 do app em fase de testes e nela um botão promete fazer todo o trabalho.

WhatsApp testa migração de chats (Imagem: reprodução/WABetaInfo)

WhatsApp testa migração de chats (Imagem: reprodução/WABetaInfo)

Teste no WhatsApp não é via de duas mãos

Ainda não se sabe como o recurso funciona e se ele é uma via de duas mãos, já que as telas compartilhadas dão a entender que no Android o usuário pode receber o chat do iOS, enquanto que no iPhone ele somente pode enviar estes dados para o sistema operacional móvel do Google.

O caminho para fazer o arquivo passar de uma plataforma para a outra pode ser o Google Drive, já utilizado pelo WhatsApp no Android para armazenar todas as conversas do histórico para cada usuário. A confusão sobre quem importa e qual aparelho recebe deixa claro o estágio ainda inicial dos testes, mas é bem provável que qualquer um possa importar ou exportar os dados.

Naquele mesmo começo de abril, também foi descoberto que o WhatsApp está trabalhando em mais um recurso para aproximar o mensageiro de seus concorrentes, como o Telegram, Facebook Messenger e Instagram (por DM): acesso do serviço em múltiplos dispositivos.

A maior vantagem deste recurso está no uso do WhatsApp mesmo quando o smartphone está sem qualquer conexão com a internet, seja por problemas na rede, na antena do aparelho ou mesmo quando o celular está sem bateria. Neste caso a versão web ou em app para desktop ainda funcionaria, exatamente como acontece com praticamente toda a concorrência.

Com informações: WABetaInfo.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados