WhatsApp para iPhone deixa autenticação de dois fatores mais segura

Atualização do WhatsApp para iPhone (iOS) dá mais segurança ao armazenamento do código da autenticação de dois fatores do app

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp (imagem: Anton/Pexels)
WhatsApp (Imagem: Anton/Pexels)

O WhatsApp liberou uma atualização que torna o mensageiro mais seguro no celular da Apple. Disponibilizada nesta sexta-feira (30), a nova versão 2.21.80 oferece uma camada de proteção extra ao código da autenticação de dois fatores no aplicativo de mensagens para iPhone (iOS). O download do update já pode ser feito pela App Store.

A atualização dá fim a descoberta feita por um usuário do mensageiro há um ano. Segundo o relato, o WhatsApp estava guardando o código da autenticação em duas etapas dentro de um arquivo no diretório privado do app. Com a nova versão, a informação passa a ser salva no iOS Keychain, garantindo mais segurança ao recurso.

Apesar disso, o WABetaInfo observa que não era possível autenticar em uma conta somente com o código em mãos. Os outros apps também não conseguiam ter acesso à informação, pois estava salva dentro do sandbox do WhatsApp para iOS. Ainda assim, existia o risco de alguma falha de segurança facilitar o acesso indevido ao código.

A melhoria está disponível na versão 2.21.80 do app de mensagens para iOS. O update foi liberado na App Store nesta sexta-feira (30). Saiba como atualizar aplicativos no iPhone.

WhatsApp exibe aviso sobre novas regras de privacidade

O WhatsApp voltou a apresentar a notificação para aceitar a nova política de privacidade. O aviso deu as caras novamente no aplicativo de mensagens a quem ainda não aceitou a atualização das regras. Depois de sido adiada, a alteração está prevista para entrar em vigor em meados de maio.

A mensagem é dividida em duas páginas. Na primeira, o mensageiro destaca três observações em relação à mudança. “Não podemos ler ou ouvir suas conversas pessoais, pois elas são criptografadas de ponta a ponta”, diz o primeiro tópico. “Isso nunca vai mudar”.

Notificação para aceitar atualização da política de privacidade do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Notificação para aceitar atualização da política de privacidade do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

A seção seguinte traz mais detalhes sobre a atualização. Logo de cara, há um aviso de que o WhatsApp “não está mudando a privacidade de suas conversas pessoais”. Em seguida, o mensageiro informa que está fornecendo mais explicações sobre as regras do serviço com as novas regras.

Os novos termos, que renderam críticas ao WhatsApp, estão previstos para entrar em vigor em 15 de maio de 2021. O prazo anterior era 8 de fevereiro de 2021.

Com informações: WABetaInfo

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados