Windows 10 remove bloqueios de atualização às vésperas do update 21H1

Problema afetava computadores com drivers de áudio Conexant ou Synaptics; Microsoft vai encerrar suporte ao Windows 10 1909

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 10 Imagem: Clint Patterson/Unsplash)
Windows 10 (Imagem: Clint Patterson/Unsplash)

A Microsoft removeu os bloqueios de atualização que impediam os usuários do Windows 10 de saírem da versão 1909 para a 2004 ou 20H2, lançadas em 2020. A ação ocorre às vésperas do update 21H1, que está sendo preparado para distribuição em larga escala ainda este mês. Com a mudança, a Microsoft também deve encerrar o suporte para o Windows 10 1909, lançado em novembro de 2019.

O bloqueio era devido a problemas que aconteciam em computadores que usavam drivers de áudio Conexant ou Synaptics, e estavam sendo investigados pela Microsoft há um ano. Em dezembro de 2020, a companhia chegou a remover outros dois bloqueios que estavam associados a erros BSOD, resolvendo parcialmente a falha.

Ainda assim, muitos usuários afetados continuavam vendo uma mensagem alertando sobre o fim do suporte para a versão do Windows na barra de tarefas, sem opção para atualizar o sistema.

Agora, dispositivos com os drivers mencionados já podem ser atualizados para as versões mais recentes do Windows 10 e do Windows Server. Segundo a empresa, caso o seu computador não seja afetado por outras proteções, pode demorar até 48 horas para que uma nova atualização seja oferecida pelo Windows Update.

Suporte para o Windows 10 1909 termina em maio

Segundo o cronograma da Microsoft, a versão 1909 do Windows 10 não receberá mais atualizações de segurança a partir de 13 de maio, à medida que a empresa volta seu foco para os updates mais recentes.

Apesar da remoção destes bloqueios, alguns dispositivos que não usam os drivers afetados podem ainda não receber as atualizações do Windows devido a outros impedimentos. Nesse caso, o indicado é tentar fazer a atualização manualmente – lembre-se: fazer um backup com seus arquivos é sempre aconselhável antes de realizar esse tipo de procedimento.

Com informações: Bleeping Computer

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados