Celulares com Android 12 poderão ser usados como chave digital em carros

Neste momento poucos smartphones Samsung Galaxy (e nenhum Google Pixel) são compatíveis com a chave digitial do Android 12

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Chave digital no Android 12 (Imagem: divulgação/Google)

Chave digital no Android 12 (Imagem: divulgação/Google)

O Google decidiu seguir os passos dados pela Apple num passado recente ao também incluir no Android a possibilidade de transformar o smartphone em uma chave digital para carros. A novidade foi anunciada durante o Google I/O desta semana e conta com apenas uma empresa fabricante de veículos na lista de parceiras para a tecnologia: a alemã BMW.

A premissa utilizada pelo Google para permitir o uso de um celular com seu sistema operacional móvel para abrir as portas de um carro, até mesmo ligar o motor, é a mesma da Apple, pois ambas as empresas tiram proveito das possibilidades de conexões UWB, as mesmas que também permitem localizar um gadget com ajuda de um produto como o Apple AirTag e o Samsung SmartTag.

Como o funcionamento do recurso em carros depende de trabalho tanto no lado do fabricante do smartphone, indo para o software e chegando até a empresa responsável pelo veículo, a lista de compatibilidade é curta. Neste momento o Google não indica quais aparelhos podem ser utilizados como chaves digitais, mas o gigante das buscas garantiu que eles serão alguns Pixel e também modelos da Samsung.

Levando em conta a presença de uma antena para o UWB em um aparelho, apenas os representantes da família Galaxy S20 com acesso ao 5G, Galaxy Note 20 e S21 contam com este hardware. Já nos aparelhos Pixel, o Google demorou mais tempo e nenhum dos modelos já lançados conta com este recurso, mas rumores indicam que a próxima geração destes celulares já trará a conexão – com esse novo recurso sendo anunciado pelo Google para o Android 12, os boatos acabam sendo confirmados.

Chave digital do Android 12 também pode ser compartilhada

Já no lado dos fabricantes de carros, neste caso apenas a BMW, só o SUV elétrico iX conta com o outro lado da conexão para o recurso funcionar. Ainda pensando no mundo dos veículos, o Google promete que o Android 12 compatível com a chave digital também poderá passar esta forma de abrir a porta e ligar o carro para outra pessoa – com um celular capaz de realizar essas ações, claro.

A ideia é tornar o ato de emprestar o carro algo menos complicado, se é que existe uma forma de facilitar este processo.

Com a adoção de chaves digitais se espalhando, já que elas também existem no iPhone, é questão de tempo para mais empresas fabricantes de carros inserirem o recurso. Muito provavelmente ele começará por modelos mais caros, descendo aos poucos até os veículos sem tantas funções inteligentes.

Os nomes mais prováveis para entregarem carros compatíveis em um futuro próximo, para além da BMW, são a coreana Hyundai, junto da japonesa Honda, outra alemã com a Volkswagen e também a americana GM. Todas essas marcas já fazem parte de um consórcio chamado Car Connectivity Consortium, que busca o fomento de soluções com NFC e UWB – a Hyundai também está no FiRa Consortium para uma proposta semelhante, junto da conterrânea Kia.

Com informações: Google e The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados