Google coloca proteção adicional no seu histórico da web, local e YouTube

Minha Atividade, que mostra histórico de ações do usuário nos serviços do Google, agora pode ser protegido com senha

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos
Google Minha Atividade agora pode pedir senha (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Google Minha Atividade agora pode pedir senha (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O Google Minha Atividade registra várias ações que você realiza com a sua conta no Google, de sites acessados via Chrome a vídeos assistidos no YouTube. As informações registradas ali podem ser tão sensíveis que, em clima de “antes tarde do que nunca”, a companhia adicionou uma camada de proteção à ferramenta: agora você pode configurar o Minha Atividade para pedir senha antes de mostrar os registros.

Embora pouco conhecido, o Minha Atividade é uma ferramenta bastante útil. Com ela, você tem uma noção mais clara daquilo que o Google registra sobre você e pode retornar à alguma ação realizada, como uma página visitada recentemente, mas cujo endereço você não gravou.

O problema é que uma pessoa que tiver acesso à ferramenta poderá descobrir muito sobre você: as buscas realizadas, as páginas acessadas, os vídeos vistos no YouTube, o histórico de localizações no Maps, as interações feitas com o Google Assistente, os aplicativos buscados na Play Store, os textos traduzidos no Google Tradutor e assim por diante.

Como parte dos esforços para aumento da privacidade e segurança do usuário anunciados no Google I/O 2021, o Google implementou uma opção de senha para o Minha Atividade. Ao acessar a ferramenta agora, provavelmente você verá um balão destacando a novidade.

Ao clicar em “Gerenciar a verificação do Minha Atividade”, bastará escolher a opção “Exigir a verificação extra”. Com essa configuração, a ferramenta exigirá a senha da sua conta para exibir seu históricos de atividades (primeira imagem deste texto).

Ativando senha no Google Minha Atividade (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Ativando senha no Google Minha Atividade (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Controle o Minha Atividade

Se mesmo com a verificação extra você não se sentir confortável com os registros do Google Minha Atividade, saiba que é possível controlar os dados que aparecem ali.

Os registros são classificados em três categorias: Atividades na Web e de apps, Histórico de localização e Histórico do YouTube. Cada uma pode ser desativada nos links exibidos em destaque na página principal do Minha Atividade.

Ao acessar cada categoria, você também tem a opção de excluir manualmente atividades anteriores ou de definir um período para esses dados serem apagados automaticamente.

Com informações: 9to5Google.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados