Celulares Xiaomi e Asus Zenfone recebem Android 11 via LineageOS

Suporte oficial ao LineageOS 18.1 chega a celulares Xiaomi, Asus Zenfone e Sony Xperia; ROM customizada é baseada no Android 11

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Xiaomi Redmi Note 7
Redmi Note 7 (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Celulares da Asus e da Xiaomi receberam suporte oficial ao LineageOS 18.1 nos últimos dias. Agora, smartphones como o Zenfone Max Pro (M2), Redmi Note 7, entre outros das duas marcas, têm acesso ao Android 11 através da nova versão da ROM customizada. A lista ainda traz telefones como o Sony Xperia XZ3, XZ2 e XZ2 Compact.

O software dá um refresco a lançamentos da Xiaomi, como o Redmi Note 7. O celular teve a sua primeira aparição global em janeiro de 2019. Meses depois, em maio daquele ano, o smartphone com câmera de 48 megapixels e bateria de 4.000 mAh chegou às lojas do Brasil ao lado do Mi 9, Redmi 7, Redmi Go e Mi 8 Lite.

A relação de celulares com suporte ao LineageOS 18.1 com Android 11 ainda inclui dois lançamentos de 2017. É o caso do Xiaomi Mi Mix 2, que chamou a atenção em sua estreia pelo visual quase sem bordas. O Xiaomi Mi 6, revelado no mesmo ano com Qualcomm Snapdragon 835, também está na lista.

Donos do Asus Zenfone Max Pro (M2) também poderão atualizar o celular através da ROM customizada. O smartphone chegou ao Brasil em dezembro de 2018 com bateria de 5.000 mAh e ao lado do Zenfone Max (M2), outro telefone com suporte oficial ao software. Além disso, o Zenfone Max Pro (M1), de 2018, também aparece na lista.

Asus Zenfone Max Shot e Max Plus M2 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Asus Zenfone Max Shot e Max Plus M2 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Celulares da Asus, Sony e Xiaomi recebem LineageOS 18.1

A lista de celulares que se tornaram compatíveis com o LineageOS 18.1 é composta por dez modelos de quatro fabricantes. Além dos smartphones citados anteriormente, a relação também traz telefones da Sony, como o Xperia XZ2, XZ2 Compact e XZ3. Veja os dispositivos que receberam suporte à ROM customizada nesta rodada:

Celular Codinome ou modelo
Asus Zenfone Max (M2) X01AD
Asus Zenfone Max Pro (M1) X00TD
Asus Zenfone Max Pro (M2) X01Bd
Lenovo Z6 Pro zippo
Sony Xperia XZ2 akari
Sony Xperia XZ2 Compact xz2c
Sony Xperia XZ3 akatsuki
Xiaomi Redmi Note 7 lavender
Xiaomi Mi Mix 2 chiron
Xiaomi Mi 6 sagit

A expansão da compatibilidade leva a nova versão da ROM a mais celulares. A versão 18.1 chegou em abril, levando o Android 11 a quase 60 celulares. Depois, no mesmo mês, o suporte foi expandido ao Samsung Galaxy S5 e mais. Em maio, foi a vez de o Moto G5 e Moto E5 Plus serem atualizados à versão atual do sistema com o software.

É preciso ler todas as instruções com calma antes de realizar a instalação do LineageOS 18.1 – por sua conta e risco. Além disso, é importante fazer um backup de todos os seus dados para não correr o risco de perdê-los. As informações sobre a nova versão da ROM e o download do software estão disponíveis no site do projeto: wiki.lineageos.org.

Com informações: XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados