Microsoft Edge insiste que usuários troquem Google por Bing

A insistência do Edge oferece ajustes recomendados para o usuário e assim insere o Bing como buscador padrão para o browser

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos
Bing no Microsoft Edge no Windows 10 (Imagem: reprodução)
Bing no Microsoft Edge no Windows 10 (Imagem: reprodução)

O navegador Edge foi atualizado recentemente para a versão 91 e, dentro do pacote de novidades, está a insistência da Microsoft para que o usuário utilize o Bing como fonte padrão para as buscas realizadas dentro do aplicativo. O lembrete é exibido dentro da central de notificações nativa do próprio Windows 10 e só aparece se o Google é escolhido para as pesquisas.

O Microsoft Edge vem ganhando respeito ao passar dos anos, principalmente depois de ter adotado o Chromium como engine, permitindo até a instalação de extensões dentro do browser. Este cenário é tão positivo para o programa, que ele já ultrapassou o Firefox na lista de navegadores mais utilizados, ainda atrás do Google Chrome e do Safari, criado pela Apple.

Se por um lado o navegador deixou de ser tão odiado quanto o Internet Explorer, por outro ele ainda insiste em algumas atitudes mais agressivas. A mais recente delas é um lembrete para que o app utilize o Bing como fonte para pesquisas com termos inseridos dentro da barra de endereços.

A lista de reclamações de usuários envolve dois tipos de lembretes, sendo um dentro da área de notificações do próprio sistema operacional Windows 10 e outro em um pop-up no meio do Edge. O primeiro deles sugere o uso de ajustes recomendados para “desempenho de ponta, junto de privacidade e produtividade com a navegação pelo Microsoft Edge mais recente”.

Este tipo de ajuste recomendado pela gigante do software altera alguns detalhes do navegador, junto de colocar o Bing como buscador do Edge e o próprio programa como o browser padrão para o Windows 10. Já o segundo lembrete é exibido em um pop-up projetado no meio da interface, sugerindo basicamente a mesma coisa e com os mesmos efeitos.

Insistência no Bing para o Edge pode ser bug

O alerta deveria deixar de ser exibido quando o usuário clica na opção para não aplicar os ajustes, mas muitos relatam o reaparecimento do lembrete sempre que o Microsoft Edge é fechado e aberto novamente. Eu não consegui reproduzir este problema no browser do meu PC, enquanto o site Bleeping Computer encontrou essa insistência apenas quando o Bing não era o buscador padrão.

E com você? O Microsoft Edge está insistindo para colocar o Bing como buscador padrão do navegador?

Cominformações: Bleeping Computer, XDA-Developers e Windows Latest.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados