Samsung já fabrica telas para iPhone 13 Pro de 120 Hz com tecnologia LTPO

iPhone 13 Pro e 13 Pro Max devem trazer tela com taxa de atualização de 120 Hz; lançamento deve acontecer ainda neste ano

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone 12 Pro (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
iPhone 12 Pro (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A tela de 120 Hz com tecnologia LTPO é uma das apostas para o iPhone 13 Pro e 13 Pro Max. Agora, segundo o The Elec neste sábado (29), a Samsung já começou a produzir o display para os sucessores do iPhone 12 Pro e 12 Pro Max antes do previsto a pedido da Apple. Espera-se que os novos celulares sejam anunciados na segunda metade do ano.

O display está entre as novidades que devem marcar presença na nova geração do iPhone. A próxima safra de celulares da Apple com o selo Pro está cotada a vir com taxa de atualização de 120 Hz. Além disso, a fabricante tende a implementar uma tela OLED com tecnologia LTPO (sigla em inglês para óxido policristalino de baixa temperatura).

A tecnologia marca presença no Apple Watch e em alguns celulares Android, como a linha Samsung Galaxy S21. O recurso permite que a taxa de atualização seja alterada dinamicamente de acordo com o que é reproduzido na tela. Sendo assim, o display utiliza frequências maiores quando há mais movimento, como é o caso de jogos e filmes, ou menores quando há menos movimento, como a visualização de fotos.

O recurso tende a ajudar a duração da bateria. Isto porque o display não precisará utilizar uma taxa de 120 Hz (que consome mais energia) quando o usuário está lendo um texto, por exemplo. No lugar, o painel irá optar por frequências menores, o que irá gastar menos energia pois a imagem exibida será atualizada menos vezes por segundo.

A tecnologia deve ser empregada nos aguardados iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. É o que aponta um rumor levantado pelo mesmo site em novembro de 2020. Depois, foi a vez de o ETNews levantar uma aposta parecida no fim de dezembro. Em março de 2021, o The Elec especulou novamente sobre a implementação da tela OLED de 120 Hz.

A LG também começou a preparar os painéis OLED com tecnologia LTPS para as versões mais simples da linha iPhone 13. Assim como a Samsung, a produção teve início antes do previsto à pedido da Apple para evitar atrasos no lançamento. Em 2020, vale lembrar, o iPhone 12 chegou em outubro em vez de setembro devido à pandemia.

iPhone 12 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

iPhone 12 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

iPhone 13 Pro: o que esperar?

O iPhone 13 Pro e 13 Pro Max podem ser os sucessores do iPhone 12 Pro e 12 Pro Max. Além da tela OLED com tecnologia LTPO, a Apple deve aplicar um notch menor aos celulares. O modelo com selo Pro ainda deve trazer melhorias na câmera principal.

O leitor de impressões digitais também está cotado a retornar aos celulares da marca que não pertencem à família iPhone SE. Mas o sensor deve ser posicionado sob o display, assim como o Galaxy S21, e não em um botão de início (Home). A tecnologia Always-On Display também pode marcar presença.

O lançamento do iPhone 13 Pro deve acontecer no segundo semestre de 2021.

Com informações: MacRumors, The Elec e Tom’s Guide

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados