Antivírus da Norton traz minerador de ethereum e carteira digital

Norton Crypto é a nova funcionalidade do antivírus Norton 360 que permite minerar ether (ETH) com GPUs

Bruno Ignacio
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
"Norton Crypto" é a nova funcionalidade do antivírus Norton 360 para mienerar ether (Imagem: Reprodução/Norton)

"Norton Crypto" é a nova funcionalidade do antivírus Norton 360 para mienerar ether (Imagem: Reprodução/Norton)

A mineração de criptomoedas cresceu drasticamente em 2021, quando a maioria dos ativos digitais passaram por grandes valorizações e atraíram a atenção de importantes investidores institucionais. Com isso, cada vez mais métodos para realizar a atividade estão surgindo, inclusive alguns bem inesperados. Mais recentemente, o programa antivírus Norton 360 passou a integrar função de minerar ether (ETH) com a GPU do computador do usuário.

  • Mineração de bitcoin cresce na Argentina em meio à inflação
  • O que é a mineração de criptomoedas? [Investimentos]

Mineração com mais segurança

A NortonLifeLock revelou em um comunicado à imprensa que a nova ferramente se chama “Norton Crypto” e surge agora para suprir uma necessidade de minerar criptomoedas sem ter que sacrificar a segurança de seu computador, uma vez que muitos programas exigem que todos os antivírus sejam desabilitados.

“Como a criptoeconomia continua a se tornar uma parte mais importante da vida de nossos clientes, queremos capacitá-los para minerar criptomoedas com a Norton, uma marca em que confiam”, disse Vincent Pilette, CEO da NortonLifeLock, no comunicado. “A Norton Crypto é mais um exemplo inovador de como estamos expandindo nossa plataforma de segurança cibernética para proteger a vida digital em constante evolução de nossos clientes.”

Carteira em nuvem e envios à Coinbase

A empresa afirmou ao The Verge que armazenará todas as carteiras digitais dos usuários em uma nuvem segura e criptografada, a Norton Wallet. Além disso, os ganhos relacionados à atividade serão vinculados à Coinbase, a maior exchange de criptomoedas dos Estados Unidos, através da qual os novos mineradores poderão sacar suas moedas digitais.

“Estamos orgulhosos de ser a primeira empresa de segurança cibernética a oferecer aos mineradores a capacidade de transformar com segurança e facilidade o tempo ocioso de seus PCs em uma oportunidade de ganhar moedas digitais”, disse Gagan Singh, diretor de produtos da NortonLifeLock. “Com a Norton Crypto, nossos clientes podem minerar criptomoedas com apenas alguns cliques, evitando muitas barreiras à entrada no ecossistema de criptomoedas.”

Inicialmente, o recurso está disponível para usuários registrados em uma fase beta e é possível apenas minerar ether, a criptomoeda nativa do blockchain Ethereum e atualmente uma das mais interessantes para a mineração caseira com chips gráficos. Porém, a Norton afirmou à CNN que está considerando também integrar protocolos de extração de outras moedas digitais no futuro. A ferramenta deverá ser amplamente disponibilizada nas próximas semanas.

Dúvidas e preocupações

Porém, a Norton não especifica exatamente qual será o processo de mineração que seu programa realizará. Atualmente, a dificuldade de mineração do ether é consideravelmente alta e difícil de se realizar sozinho em casa, a não ser que se possua uma GPU de última geração. Portanto, o BleepingComputer prevê que a atividade agregará o poder de processamento de todos os usuários ativos em uma pool para aumentar as chances de se minerar um bloco da Ethereum.

Com isso, os mineradores da Norton Crypto receberiam os ganhos proporcionais à sua participação e muito provavelmente a empresa reservará uma taxa administrativa para si. Há outras questões não respondidas também. O BleepingComputer levantou preocupações com as crescentes normas fiscais sobre ganhos com criptomoedas nos Estados Unidos, enquanto o The Verge ressaltou que a Norton está abrindo um precedente perigoso para que os mais diversos serviços passem a integrar a mineração de ativos digitais, sobrecarregando os chips gráficos de seus usuários.

Com informações: CNN, BleepingCumputer, The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Relacionados