Apple vai lançar app do AirTag no Android após dúvidas sobre privacidade

Apple ajusta tempo para emissão de alertas sonoros nos AirTags e lançará app para evitar rastreamento indesejado no Android

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
AirTag (Imagem: Divulgação/Apple)

AirTag (Imagem: Divulgação/Apple)

A Apple vai permitir que usuários de Android detectem AirTags e outros dispositivos da rede “Find My” por meio de um aplicativo próprio, que ainda está em desenvolvimento. A solução vem com uma atualização focada em privacidade, para dificultar o rastreamento indesejado. Usuários de iPhones com versões do iOS anteriores ao 14.5 também serão beneficiados nesse sentido.

Após as primeiras análises sobre os AirTags publicadas na mídia internacional, uma das discussões que surgiram em torno do assunto diz respeito à facilidade com a qual pessoas poderiam se aproveitar do dispositivo para stalkear parentes, cônjuges e até mesmo desconhecidos sem que eles soubessem.

A Apple tem uma função que tenta evitar essa situação, mas aparentemente ela precisava de muitos ajustes. Inicialmente, o recurso só era relativamente ágil com usuários de iPhones atualizados para o iOS 14.5, avisando por meio de uma notificação quando havia um AirTag se movendo com a pessoa após algumas horas de separação entre a etiqueta e seu proprietário.

Quem estava em uma versão anterior do sistema ou usava Android só seria alertado sobre o rastreador espião após três dias, por meio de um aviso sonoro emitido pelo próprio AirTag – um espaço de tempo longo demais e potencialmente perigoso. No caso de usuários de Android, não era possível nem saber a localização da etiqueta por meio de um aplicativo. Mas isso está prestes a mudar.

Apple está ajustando tempo para alerta sonoro dos AirTags

Após coletar diversos feedbacks, a Apple finalmente está atualizando o dispositivo, e permitirá que os AirTags emitam um som em um período “entre oito e 24 horas” após separados de seu proprietário (tempo que parece meio vago, por enquanto – mas devemos ter mais detalhes sobre isso quando for implementado). Essa atualização será feita silenciosamente nos próximos dias, e acontecerá de forma semelhante às atualizações para AirPods.

Além disso, usuários de Android terão um app específico para que também possam se proteger contra eventuais rastreadores não autorizados – segundo a Apple, o software chegará “ainda este ano”.

Com informações: The Verge e CNET

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados