iPadOS 15 terá novos recursos de multitarefa e widgets customizáveis

Apresentado na WWDC 2021, o iPadOS 15 reformula as funções de multitarefa, traz widgets customizáveis e inclui novos apps

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apps abertos no iPadOS 15 (Imagem: Divulgação / Apple)
Apps abertos no iPadOS 15 (Imagem: Divulgação / Apple)

A Apple aproveitou a WWDC 2021 para apresentar o iPadOS 15, a nova versão do sistema operacional dos iPads. Entre as novidades da atualização estão widgets e telas de início customizáveis, reformulação dos recursos de multitarefa, mais funções para o Notas, chegada do Traduzir e um app para desenvolver outros aplicativos. O update será lançado entre setembro e dezembro de 2021 para todos os iPads compatíveis com o iPadOS 14.

Widgets customizáveis nas telas de início do iPadOS 15
O iPadOS 15 vai atualizar o recurso de widgets no iPad. Com o update, os usuários poderão customizar as telas do aparelho com widgets livremente, assim como no iPhone. Até então, os ícones ficavam concentrados em uma aba lateral visível apenas na tela inicial.

Devido ao display maior do iPad, os widgets ganharão um novo tamanho mais largo. Além disso, o dispositivo vai receber a própria galeria de widgets com ferramentas novas, como o widget de Arquivos, que mostrará as pastas do dispositivo como em uma prateleira.

A Apple ainda vai levar ao iPad outros recursos já existentes no iPhone desde o ano passado. A biblioteca de aplicativos será incluída na dock do iPadOS 15, assim como a opção de reorganizar ou esconder páginas de apps diretamente pela tela inicial.

iPadOS 15 terá widgets e telas de início customizáveis (Imagem: Reprodução/YouTube Apple)

iPadOS 15 terá widgets e telas de início customizáveis (Imagem: Reprodução/YouTube Apple)


Recursos de multitarefa reformulados no iPadOS 15
A ferramenta de multitarefa do iPad será reformulada no iPadOS 15 com novos ícones e funções no modo de visão dividida. Para gerenciar os apps abertos, haverá um menu no topo da tela para deixar os aplicativos em tela cheia, ocupando metade do display ou comprimidos na lateral.

Os dois apps abertos serão controlados individualmente, e o sistema ainda terá um novo recurso chamado de “Prateleira”, que vai guardar janelas com diferentes opções de aplicativos. O usuário poderá criar duas janelas — uma com os apps de e-mails e notas, e outra com navegador web e lembretes, por exemplo — e alternar entre elas com um toque.

O iPadOS 15 ainda vai permitir ampliar elementos em cada um dos aplicativos abertos para melhorar a visualização. Exemplificando, no app de e-mails o usuário terá a opção de tocar e segurar uma mensagem para exibi-la em tamanho maior no meio da tela.

Prateleira com várias janelas no iPadOS 15 (Imagem: Reprodução/YouTube Apple)

Prateleira com várias janelas no iPadOS 15 (Imagem: Reprodução/YouTube Apple)


Atualizações no Notas e chegada do Traduzir ao iPadOS 15
Na WWDC 21, a Apple também apresentou novidades para os aplicativos Notas e Traduzir. Na nova versão do sistema, o Notas ganhará recursos para trabalhar em documentos compartilhados, como tags e menções.

Além disso, o app terá um recurso inédito de “Notas Rápidas”, que poderá ser acessado arrastando o dedo para cima a partir do canto inferior direito do iPad. Essas notas ficarão por cima das outras janelas e serão capazes de incluir informações do aplicativo aberto. No Safari, por exemplo, o usuário vai conseguir colar o endereço de um site aberto recentemente sem precisar fechar o navegador.

Outra novidade do iPadOS 15 é a chegada oficial do Traduzir ao iPad. O app terá recurso de tradução automática, que vai identificar vozes e o idioma que estiver sendo falado. Aliás, o aplicativo também contará com suporte ao Apple Pencil, permitindo o treinamento de escrita com as mãos.

Notas Rápidas do iPadOS 15 (Imagem: Reprodução/YouTube Apple)

Notas Rápidas do iPadOS 15 (Imagem: Reprodução/YouTube Apple)


Swift Playgrounds permite criar apps para iPad e iPhone
Fechando as novidades do iPadOS15, a Apple revelou uma nova versão do Swift Playgrounds, uma plataforma de programação com promessa de simplificar o aprendizado de códigos. Com o update, os usuários poderão criar aplicativos para iPhone e iPad diretamente do tablet e publicá-los na App Store.

Durante o desenvolvimento dos aplicativos, haverá opção de visualizar o app funcionando em tela cheia para testar todas as funções em tempo real. Além disso, os projetos poderão ser compartilhados e abertos no Xcode, no Mac.

iPads compatíveis com o iPadOS 15

O iPadOS 15 ainda não tem data de lançamento exata confirmada, mas a Apple já adiantou que o sistema será compatível com todos os iPads que receberam o iPadOS 14 no ano passado, além dos modelos mais novos. A atualização vai chegar aos seguintes aparelhos:

  • iPad Pro de 12.9 polegadas (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª geração);
  • iPad Pro de 11 polegadas (1ª, 2ª e 3ª geração);
  • iPad Pro de 10.5 polegadas;
  • iPad Pro de 9.7 polegadas;
  • iPad (8ª geração);
  • iPad (7ª geração);
  • iPad (6ª geração);
  • iPad (5ª geração);
  • iPad mini (5ª geração);
  • iPad mini 4;
  • iPad Air (4ª geração);
  • iPad Air (3ª geração);
  • iPad Air 2.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados