watchOS 8 leva novos exercícios e app contra estresse ao Apple Watch

O watchOS 8 chega para todos os usuários durante o nosso outono e é compatível com o Apple Watch Series 3 ou mais recente

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
watchOS 8 (Imagem: divulgação/Apple)

watchOS 8 (Imagem: divulgação/Apple)

A Apple aproveitou um espaço dentro da principal apresentação da WWDC, evento focado em desenvolvedores de sua plataforma, para anunciar novos recursos e ferramentas que estarão presentes no watchOS 8 dos Apple Watches. As novidades incluem mais opções para mostradores com uma foto, dois exercícios extras, além de um controle de respiração mais elaborado.

A primeira novidade apresentada pela empresa da maçã no palco da WWDC é a possibilidade de inserir fotos em modo retrato, com fundo desfocado, como um mostrador para as horas. A Apple diz que essa é a frente mais escolhida por seus usuários e por isso foi a única que recebeu uma atualização no watchOS 8.

Colocar uma foto com fundo desfocado já era possível, mas agora este mostrador inclui também um efeito de camadas ao girar a coroa digital. A animação aparece de forma semelhante com a imagem 3D do Facebook, que muda de perspectiva com o rolar da timeline. O rosto da pessoa fica centralizado de forma automática, dando mais ênfase para o próprio retrato.

Foto em modo retrato no watchOS 8 (Imagem: divulgação/Apple)

Foto em modo retrato no watchOS 8 (Imagem: divulgação/Apple)

Ainda em fotos, o aplicativo Fotos ganha a possibilidade de compartilhar imagens com outros contatos diretamente de um Apple Watch. Os destinatários podem estar em uma conversa do iMessage ou mesmo do outro lado de um e-mail. O texto desta mensagem, ou de outra conversa sem anexo, pode ser digitado por letras desenhadas na tela, emojis ou voz com todas as opções em uma só interface.

Mais cartões, chaves e saúde no watchOS 8

A segunda novidade é importante para quem já está adotando um celular como solução inteligente para abertura de portas. A partir do watchOS 8, os usuários poderão utilizar um Apple Watch para destrancar a casa, escritório ou mesmo um quarto de hotel – com o cartão da chave adicionado ao Wallet. Para moradores dos Estados Unidos, a carteira de habilitação para dirigir também poderá ser inserida no gadget para identificação mais rápida, principalmente em aeroportos.

Tai Chi e Pilates no watchOS 8 (Imagem: divulgação/Apple)

Tai Chi e Pilates no watchOS 8 (Imagem: divulgação/Apple)

Focando em saúde, o watchOS 8 inclui Tai Chi e Pilates como opções para exercícios físicos. Em ambos os casos os sensores do Apple Watch são utilizados para as métricas registradas nos movimentos dos braços.

Além disso, o aplicativo já utilizado pelos usuários para controlar a respiração ganha um novo recurso e interface renovada. A partir do watchOS 8, além da resposta tátil para ajudar no controle dos pulmões, mensagens positivas e animações são exibidas para tentar diminuir o nível de estresse.

Por fim, o Apple Watch ganha a possibilidade de monitorar a respiração do usuário enquanto ele está dormindo. A empresa diz que utiliza o acelerômetro do smartwatch para analisar este dado, criando um relatório detalhado ao nível de hora, dia, semana, mês, semestre e ano.

watchOS 8 recebe novidades menores

Junto do foco em saúde, novo mostrador e chaves para abrir mais portas, o Apple Watch poderá configurar múltiplos timers pela Siri e itens compatíveis com a rede Find My podem ser procurados a partir do smartwatch. Músicas podem ser compartilhadas pelo gadget dentro do Apple Music e cartões de transporte de Hong Kong e algumas cidades do Japão, China e Estados Unidos poderão ser utilizados pelo gadget.

Ah, sim, o tvOS 15 também apareceu na WWDC com áudio espacial para fones de ouvido compatíveis. Só isso.

Quando chegam watchOS 8 e tvOS 15?

As primeiras versões de testes do watchOS 8 e tvOS 15 já podem ser baixadas pelos desenvolvedores ou por usuários mais aventureiros já no mês que vem. A versão final de ambos os softwares estará disponível a partir do nosso outono, mas eu chutaria algum momento de setembro ou outubro.

O watchOS 8 é compatível com todos os Apple Watch a partir do Series 3, desde que pareados com um iPhone 6s ou superior, rodando ao menos o iOS 15.

Com informações: Apple.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados