Google lança versão em português de app que ensina programação

Grasshopper, aplicativo do Google que ensina programação com metodologia interativa, chega ao Brasil com versão em português

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Grasshopper é um aplicativo do Google que ensina programação de graça (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Grasshopper é um aplicativo do Google que ensina programação de graça (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Os brasileiros agora contam com mais uma opção para aprender programação. O Google anunciou, nesta terça-feira (8), o lançamento do Grasshopper no Brasil e em português, aplicativo que ensina a montar sites, criar animações, entre outras técnicas. A plataforma gratuita pode ser acessada pelo computador ou pelo app para celulares.

App do Google que ensina programação chega ao Brasil

O aplicativo foi criado em 2018 por funcionários do Google em sua incubadora interna, conhecida como Area 120. A plataforma chegou para ensinar programação de um jeito mais simples que abrange até quem é iniciante na área. Já o nome Grasshopper é uma homenagem à Grace Hopper, uma das pioneiras na programação de computadores.

As aulas são realizadas através de uma metodologia interativa. Assim, o usuário consegue aprender com ajuda de quebra-cabeças visuais, entre outros recursos. A plataforma permite que as pessoas tenham acesso a lições sobre como criar animações com JavaScript, resolver problemas com códigos e até construir sites com HTML e CSS.

É o caso do exemplo abaixo. Nesta lição, a plataforma ensina a desenhar a bandeira do Gabão. No lado esquerdo, há um painel com as instruções. Ao centro, encontram-se as linhas de código e as opções para montar o quebra-cabeça. No lado direito, o usuário consegue ver a sua criação em ação depois de apertar em “Executar código”.

Aula interativa no Grasshopper (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Aula interativa no Grasshopper (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

“O Grasshopper tem como missão remover as barreiras que limitam o acesso à educação e preparar adultos e jovens para carreiras que utilizam a programação”, anunciaram. “O aplicativo faz parte da iniciativa Cresça com o Google, que reúne uma série de programas do Google para o desenvolvimento de pessoas e negócios”.

O Grasshopper pode ser acessado tanto pelo computador (grasshopper.app) quanto pelo celular. No segundo caso, o aplicativo da plataforma está disponível para Android (play.google.com) e para iOS (apps.apple.com). Mas o app para iPhone ainda não apresenta as informações em português.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados