iOS 15 simula áudio espacial em músicas e vídeos sem Dolby Atmos

iOS 15 conta com opção para simular áudio espacial na central de controle; versão final do sistema chegará até o fim do ano

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aprenda a criar playlists no Apple Music (Imagem: Daniel Canibano / Unsplash)
Apple Music (Imagem: Daniel Canibano / Unsplash)

O iOS 15 é capaz de simular áudio espacial mesmo que os conteúdos em reprodução não tenham Dolby Atmos. Segundo um usuário do Reddit nesta terça-feira (8), a nova versão do sistema operacional da Apple possui uma opção conhecida como “Spatialize Stereo” que replica o efeito em músicas e vídeos sem a tecnologia. A função também está disponível nas versões experimentais do iPadOS 15macOS Monterey.

A função é destinada a músicas e vídeos gravados sem Dolby Atmos. Pela central de controle do sistema, o usuário poderá encontrar a opção “Spatialize Stereo” (“Estéreo Espacializado”, em tradução livre) nos ajustes de volume. Ao ativá-la, o recurso confere uma experiência com maior sensação de imersão ao reproduzir os conteúdos.

A função está disponível nas versões experimentais tanto do iOS 15 e iPadOS 15 quanto do macOS Monterey e é compatível com o AirPods Pro e o AirPods Max. Conforme observado pelo AppleInsider no mesmo dia, o recurso funciona ao tocar vídeos da biblioteca do Apple Fotos e músicas do Spotify. Mas não com conteúdos do YouTube.

A descoberta da novidade aconteceu junto ao lançamento da reprodução em lossless e Dolby Atmos no Apple Music. As novidades chegam à plataforma de streaming de músicas da Apple sem custo adicional aos assinantes de todas as modalidades. Quem tem acesso ao serviço pelo Apple One também conta com as novas opções.

iOS 15 no iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

iOS 15 no iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

Apple anuncia iOS 15, iPadOS 15 e macOS Monterey

A Apple introduziu várias novidades na WWDC 2021, que teve início nesta segunda-feira (7). A começar pelo iOS 15, a nova versão do sistema para iPhone traz notificações com novo visual e incrementos no modo não perturbe para garantir mais foco ao usuário. O FaceTime, Apple Fotos, entre outras ferramentas, também receberam novidades.

O iPadOS 15 chega com incrementos na multitarefa. Agora, os tablets da Apple também contarão com widgets customizáveis na tela de início, como no iPhone desde o iOS 14. A fabricante ainda introduziu o app Traduzir e o Swift Playgrounds no gadget.

o macOS Monterey chama a atenção pelo controle universal. A ferramenta permite que o Mac realize ações no iPad sem depender de fio algum. O sistema ainda chegará aos usuários com AirPlay, o Shortcuts (Atalhos) do iOS e Safari com visual remodelado.

A Apple já liberou os betas dos sistemas aos desenvolvedores. A previsão é de que as versões finais do iOS 15, iPadOS 15 e macOS Monterey cheguem até o fim do ano.

Com informações: 9to5Mac e AppleInsider

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados