Google Meet terá modo híbrido para reuniões no escritório e home office

Além de novidades para o Google Meet, o Google Workspace está testando criptografia em serviços oferecidos para o usuário

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos
Google Meet no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Google Meet no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Google anunciou nesta segunda-feira (14) mais um pacote de novidades para quem utiliza suas ferramentas para trabalho, com destaque para o Google Meet. A ideia do gigante das buscas é tornar a experiência de home office e presencial no escritório ainda mais unificada, em uma ferramenta chamada Companion Mode que oferece basicamente as mesmas funções e recursos para todos.

Desde o começo da pandemia de COVID-19, o Google vem liberando mais funções no Google Meet para mais pessoas, além de adicionar recursos extras para conseguir brigar com a concorrência (como Zoom e Teams) no mundo de reuniões virtuais. A empresa recentemente permitiu adicionar um vídeo como plano de fundo, junto de um novo design para sua interface na web.

Enquanto as novidades estavam sempre focadas nas pessoas em ambientes remotos, nesta semana o Google resolveu pensar em uma experiência de trabalho híbrida onde reuniões acontecem com participantes dentro do escritório e outros continuam em casa, ainda em home office. O primeiro novo recurso é um pacote de ferramentas que estarão disponíveis para qualquer um dos lados deste cenário.

A lista inclui recursos interativos como compartilhamento de tela, criar enquetes, chat por texto durante a reunião em vídeo, levantar a mão para falar, criar um momento para perguntas e respostas, junto de legendas criadas automaticamente – como as presentes em vídeos do YouTube.

Companion Mode no Google Meet (Imagem: reprodução/Google)

Companion Mode no Google Meet (Imagem: reprodução/Google)

O segundo recurso está no convite para a reunião. Nele o colaborador pode escolher aceitar e ao mesmo tempo indicar de onde participará: se a partir do próprio escritório da empresa, ou então de forma remota no home office.

O Companion Mode estará disponível para os usuários do Google Meet em contas corporativas a partir de setembro deste ano, mas apenas para a versão web. Quem prefere acessar estas chamadas a partir de um smartphone ou tablet ainda precisa esperar algum tempo para receber as mesmas novidades.

Google Workspace recebe criptografia para o usuário

Ainda pensando em um cenário de trabalho híbrido, o Google Workspace, pacote de ferramentas corporativas do gigante das buscas e que envolve aplicações como o Google Meet, permitirá a criptografia de dados trafegados em seu sistema até a ponta do usuário.

A segurança extra para o funcionário de uma empresa aplica criptografia para o que está dentro do Google Drive, Docs, Planilhas e Apresentações. Em um segundo momento, ainda sem previsão para acontecer, o Gmail, Meet e Agenda também receberão a mesma proteção. Para o armazenamento em nuvem do gigante das buscas, documentos do Office e arquivos em PDF estão contemplados com esta ferramenta.

A novidade afeta apenas assinantes dos planos Google Workspace Enterprise Plus e Google Workspace Education Plus, mas a ferramenta de criptografia ainda está em fase de testes. Isso significa que os consumidores do pacote corporativo do gigante das buscas precisam pedir para participar deste beta.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados