Windows 10 deixará de receber suporte da Microsoft em 2025

Windows 10 Home e Pro receberão suporte oficial (atualizações regulares) da Microsoft até outubro de 2025

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Notebook com Windows 10 (imagem: Windows/Unsplash)
Windows 10 (imagem: Windows/Unsplash)

Sem fazer barulho, a Microsoft atualizou a documentação online sobre o ciclo de vida de seus produtos com uma informação que envolve o Windows 10: o documento revela que o suporte oficial às versões Home e Pro — incluindo as versões Pro Education e Pro for Workstations — do sistema operacional terminará em 14 de outubro de 2025.

Na prática, isso significa que o Windows 10 deixará de receber novos recursos e atualizações de segurança a partir da data estabelecida. Talvez correções sejam liberadas após o prazo, mas apenas em situações excepcionais — quando uma falha muito grave é encontrada, por exemplo — ou por força de contratos de extensão de suporte.

A rotina regular de atualizações deixará de existir, porém. A razão é um tanto óbvia: esses esforços serão direcionados ao produto sucessor. Diante dessas circunstâncias, o usuário será incentivado a migrar para o novo sistema operacional.

Sucessor do Windows 10 pode estar a caminho

Na primeira olhada, a decisão de estabelecer uma data para o fim do ciclo de vida do Windows 10 não passa de um procedimento padrão, afinal, esse é um ritual executado em praticamente todos os grandes softwares da Microsoft.

Porém, o fato de essa informação ser divulgada às vésperas do anúncio que a companhia promete fazer em 24 de junho chama a atenção. Há fortes indícios de que, no evento, a Microsoft apresentará o sucessor do Windows 10.

Sabe-se que a empresa está preparando uma grande atualização do sistema operacional que, por ora, é conhecida como Sun Valley. Tudo indica que esse update será tão expressivo que representará uma nova fase para o ecossistema do Windows.

Não por acaso, os rumores apontam que essa atualização será batizada de Windows 11 ou apenas de Windows.

As mudanças devem envolver principalmente o aspecto visual. Menus flutuantes, animações mais rápidas e janelas com cantos arredondados estão entre as novidades esperadas.

Nesse sentido, convém lembrar que, na Build 2021, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, comentou que a Microsoft vem trabalhando em uma das atualizações mais significativas do Windows na última década.

Com informações: SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados