iOS 15 tem funções exclusivas para iPhones mais novos

Modo retrato do FaceTime e outras novidades do iOS 15 estarão limitadas a iPhones com processador Apple A12 Bionic ou superior

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iOS 15 no iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)
iOS 15 no iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

O iOS 15 foi anunciado durante a WWDC 2021 recheado de novidades. Mas nem todos os recursos estarão disponíveis em todas as gerações do iPhone que são compatíveis com a nova versão do sistema operacional, como é o caso do modo retrato no FaceTime, reconhecimento de texto e objetos em imagens, entre outros. Para obtê-los, é preciso ter um celular da Apple com o processador Apple A12 Bionic ou mais recente.

As restrições se dão pelo modelo do processador embalado dentro do dispositivo. Algumas ferramentas só estarão disponíveis caso o smartphone tenha o chip Apple A12 Bionic ou superior. Sendo assim, os recursos ficariam limitados somente às linhas iPhone XR, XS, 11, 12 e SE (2ª geração), que foram lançadas de 2018 para cá.

Em relação ao FaceTime, há duas funções que só poderão ser usadas nos modelos citados acima. É o caso do modo retrato, que desfoca o fundo e deixa o protagonista em evidência durante uma chamada de vídeo. O áudio espacial nas conversas pela plataforma também será levado somente a estes celulares.

O globo interativo do Mapas também entra para lista, assim como as rotas de caminhada em realidade aumentada (RA). Outra limitação fica pelo reconhecimento de textos, objetos e cenários, pois o Live Text e o Visual Look Up também vão precisar do processador A12 Bionic ou mais recente para funcionar.

iOS 15 permite consultar texto em fotos (Imagem: Divulgação / Apple)

iOS 15 permite consultar texto em fotos (Imagem: Divulgação / Apple)

Os fundos animados do aplicativo de previsão do tempo também estão na relação. Para usar as chaves no app Wallet (Carteira), que permitirá abrir portas de casa, hotel e afins, será preciso ter um iPhone XS ou superior. O processamento de áudio no dispositivo também será limitado aos modelos mais recentes com chip A12 Bionic.

Já o iPhone 12 terá alguns recursos exclusivos. Entre eles, estão as melhorias na conectividade 5G e a opção para dar preferência a esta conexão em vez do Wi-Fi. As otimizações do modo panorama também chegarão somente aos celulares revelados no fim do ano passado.

O áudio espacial com rastreamento dinâmico da cabeça precisará de um celular a partir do iPhone 7. Já o recurso de saúde que apura mais detalhes sobre a caminhada vai depender de um iPhone 8 ou de gerações mais recentes. Vale lembrar que a Apple também não levará todos as funções do macOS Monterey aos Macs com Intel.

Notificações no iOS 15 (Imagem: Divulgação / Apple)

Notificações no iOS 15 (Imagem: Divulgação / Apple)

Apple anuncia iOS 15 na WWDC 2021

As novidades fazem parte do iOS 15. A nova versão do sistema operacional foi anunciada no último dia 7, durante a WWDC 2021, com melhorias nas notificações. Os usuários também vão receber o SharePlay para assistir a filmes e séries com outras pessoas no FaceTime e outros recursos.

O iOS 15 estará disponível para celulares a partir da linha iPhone 6S. A lista de compatibilidade também é formada pelas duas gerações do iPhone SE e o iPod Touch de 7ª geração. Atualmente em fase de testes para desenvolvedores, o sistema está previsto para chegar a todos os usuários até o fim do ano.

Com informações: 9to5Mac

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados