Windows 11: sucessor do Windows 10 vaza com nova interface e menu Iniciar

Imagens reveladas antes da hora mostram nova barra de tarefas, wallpapers e mais; Windows 11 deve ser lançado em 24 de junho

Ana Marques
Por

O Windows 11, próxima versão do sistema operacional da Microsoft, vazou nesta terça-feira (15), a alguns dias do lançamento oficial, esperado para a próxima semana. Diversas informações sobre a interface do sucessor do Windows 10 circularam na web, incluindo detalhes do menu Iniciar e os novos wallpapers.

Windows 11 é revelado em vazamento (Imagem: Reprodução/The Verge)

Windows 11 é revelado em vazamento (Imagem: Reprodução/The Verge)

O vazamento revela um redesenho bastante semelhante ao que era esperado para o Windows 10X, cancelado recentemente pela empresa. Entre as principais mudanças, destacam-se a nova barra de tarefas com ícones centralizados, e no botão e menu Iniciar.

O novo menu está visualmente mais limpo. Há uma área para aplicativos fixados, onde você pode destacar os programas que usa com frequência, e outra para recomendações – possivelmente baseadas no seu histórico de uso.

Nova barra de tarefas e menu Iniciar no Windows 11

Nova barra de tarefas e menu Iniciar no Windows 11 (Imagem: Reprodução/The Verge)

A disposição do botão de Liga/Desliga também muda, passando a figurar em uma barra inferior horizontal. À direita desta mesma área, é possível acessar o perfil do usuário. Como já havíamos noticiado, as janelas do Windows 11 ganham cantos arredondados.

Até mesmo o som de inicialização do sistema mudou – está mais moderno. Zac Bowden, do Windows Central, fez uma breve comparação com o som do Windows 95, confira abaixo:

Os widgets estão de volta

Ao que parece, todas aquelas informações sobre notícias, clima e mais assuntos de seu interesse poderão ser vistos no novo menu Widgets, acessível a partir da barra de tarefas do Windows 11.

Widgets no Windows 11 (Imagem: Reprodução/The Verge)

Widgets no Windows 11 (Imagem: Reprodução/The Verge)

Na imagem acima é possível conferir uma prévia do que esta seção deve se tornar, mas a Microsoft deve lançar uma versão otimizada disso, no fim das contas.

Se você gostou dos wallpapers, já pode fazer o download agora mesmo:

Loja de aplicativos no Windows 11

A Microsoft prometeu uma grande mudança para a sua loja de aplicativos, mas as imagens vazadas recentemente ainda não revelam a tal reformulação esperada. É possível que a companhia anuncie mudanças em suas políticas durante o lançamento do Windows 11 – aparentemente, a big tech vai ser menos rígida para favorecer a chegada de mais apps, como Chrome e produtos da Adobe.

Microsoft Store no Windows 11 (Imagem: Reprodução/The Verge)

Microsoft Store no Windows 11 (Imagem: Reprodução/The Verge)

Xbox ganha melhor integração com Windows 11

O Windows 11 também vai proporcionar uma melhor experiência para quem usa o aplicativo do Xbox. Será possível acessar rapidamente os jogos do Xbox Game Pass e a loja da plataforma.

Xbox no Windows 11 (Imagem: Reprodução/The Verge)

Xbox no Windows 11 (Imagem: Reprodução/The Verge)

Lançamento está marcado para 24 de junho

O Windows 11 deve ser apresentado oficialmente no dia 24 de junho durante uma conferência da Microsoft.

Segundo o CEO Satya Nadella, esta será “uma das atualizações mais significativas do Windows na última década para abrir maiores oportunidades econômicas para desenvolvedores e criadores”.

A cobertura completa sobre o lançamento do Windows 11, na próxima semana, você acompanha aqui, no Tecnoblog.

Com informações: Windows Central e The Verge.