Windows 11 se inspira no Windows 10X, mas tem algumas diferenças

Após cancelamento do Windows 10X, a Microsoft resolveu implementar algumas mudanças previstas para o sistema no Windows 11

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)
Windows 11 com barra de ferramentas à esquerda (Imagem: Reprodução)

Sim, a Microsoft desistiu de lançar o Windows 10X recentemente, mas como já era de se esperar, a empresa aproveitou diversas novidades estéticas previstas para OS extinto ao construir o Windows 11, que teve uma versão vazada na terça-feira (15). O primeiro contato com o novo sistema já mostra algumas semelhanças – a começar pelo processo de configuração.

Assim como no Windows 10X, a experiência de configuração do Windows 11 é mais visual. Em cada etapa do processo, a interface exibe imagens em acompanhamento, tornando tudo mais intuitivo e agradável.

Por outro lado, como é possível visualizar nas capturas a seguir, o novo sistema (a ser lançado no dia 24 de junho) já revela alguns ajustes em botões, ícones e na paleta de cores – não são exatamente as mesmas ilustrações, e a Microsoft se esforçou para entregar tons mais uniformes de azul e menos vibrantes.

Até mesmo os cantos arredondados das janelas já estavam presentes no Windows 10X. Apesar disso, no Windows 11, essa aparência tende a ser um pouco mais discreta.

O novo menu Iniciar também nasceu do Windows 10X

O novo menu Iniciar dividiu opiniões com sua simplicidade (e pouco apelo, talvez?), mas ele também foi inspirado no Windows 10X – totalmente livre de Live Tiles e com a maioria dos ícones estáticos. A nova disposição permite que você fixe os softwares mais importantes ou que mais usa no topo e também traz programas e documentos recomendados logo abaixo.

No Windows 11, esse menu abriga ainda o botão de energia e o atalho para o perfil do usuário, o que não ocorre no 10X, e o ícone do Windows está quadrado, sem o aspecto distorcido, no OS vazado.

A barra de ferramentas centralizada também estava presente no Windows 10X, mas no Windows 11 ela pode ser alinhada de acordo com a sua preferência, então não precisa entrar em pânico. Já as ações rápidas ainda têm diferenças entre si, como o controle de volume ausente no Windows 11.

Pensando no que seria, de fato, o Windows 10X, em termos de funcionalidades, não teríamos nele o suporte a aplicativos Win32, que ainda poderão ser instalados no Windows 11.

Muito do Windows 11 permanece como era no 10

Algo que frustrou muitos usuários após o vazamento do Windows 11 é justamente o fato de que há muita coisa que não muda – é o caso da maioria dos aplicativos populares, ao menos neste primeiro momento. O explorador de arquivos não é tão diferente, apesar de contar com novos ícones, que já estavam em teste há algum tempo.

Explorador de arquivos no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Explorador de arquivos no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

É claro, essa não é a versão final pública do Windows 11. É provável que haja mudança com o lançamento oficial, previsto para o dia 24 de junho. Até lá, vamos explorar a build que temos em mãos – você já pode aproveitar os papéis de parede, que estão sensacionais, e ficar de olho nas novidades à medida que as descobrimos.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados