Windows 11 tem truque que permite voltar ao menu Iniciar antigo

Windows 11 pode ganhar um novo menu Iniciar e outras mudanças no visual; sistema operacional deve ser anunciado em breve

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 11 é revelado em vazamento (Imagem: Reprodução/The Verge)

Windows 11 é revelado em vazamento (Imagem: Reprodução/The Verge)

Uma cópia vazada do Windows 11 revelou diversas novidades do sistema operacional nesta terça-feira (15). Entre elas, está o novo menu Iniciar com visual renovado. Mesmo assim, é possível retornar ao menu do Windows 10 através de uma configuração oculta do software que deve apresentado oficialmente pela Microsoft na semana que vem.

O truque para voltar ao Iniciar do Windows 10 foi revelado por Rafael Rivera no mesmo dia. Pelo Twitter, ele mostra que é possível modificar o registro do sistema para ter acesso à versão anterior da ferramenta. O procedimento para alterar a configuração, no entanto, não é tão simples assim de ser realizado.

Ainda assim, esta é uma opção para quem não se enturmou com o novo menu do sistema. Faltando poucos dias para o lançamento, diversas novidades do Windows 11 foram reveladas em um vazamento. Algumas delas se concentram no menu.

Diferentemente das versões anteriores do sistema, o menu agora está centralizado na tela do computador e tem visual mais limpo. Ao abri-lo, o usuário se depara com uma área com programa fixados na parte superior do Iniciar. Abaixo, há uma outra seção com recomendações, possivelmente destinada aos aplicativos mais usados no dia a dia.

Truque no Windows 11 traz menu Iniciar do Windows 10 de volta (Imagem: Reprodução/Rafael Rivera/Twitter)

Truque no Windows 11 traz menu Iniciar do Windows 10 de volta (Imagem: Reprodução/Rafael Rivera/Twitter)

Windows 11 vaza com mudanças no visual e mais

O sistema ainda pode trazer outras modificações além do novo Iniciar. As janelas, por exemplo, tendem a adotar cantos curvados. Além disso, a barra de tarefas deve passar a centralizar os ícones com os apps abertos e fixados. O som de inicialização também surgiu com novidades e um tom mais moderno.

A nova geração ainda pode marcar o retorno dos widgets. As demais novidades ficariam pelos novos wallpapers, alterações na loja de apps e mais. A atualização para a nova geração do sistema operacional da Microsoft também deve ser gratuita a quem possui uma licença do Windows 7 ou de versões mais recentes.

Novo menu Iniciar do Windows 11 (Imagem: Reprodução)

Novo menu Iniciar do Windows 11 (Imagem: Reprodução)

Na semana passada, a Microsoft deu novas pistas sobre o lançamento do sucessor do Windows 10. O teaser reproduz uma sequência com os sons de inicialização do Windows 95, XP e 7 em velocidade reduzida em um vídeo com duração de 11 minutos. Ao final, a companhia faz um convite ao seu próximo evento.

Espera-se que a Microsoft anuncie o Windows 11 em 24 de junho de 2021.

Com informações: Rafael Rivera (Twitter) e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados